Para se equilibrar, robô aprende a usar parede como apoio
Sistema desenvolvido na França permite que rôbos saibam se proteger para evitar uma queda
Cido Coelho
Os pesquisadores da Universidade de Lorraine, na França, desenvolveram um sistema que permite que um robô humanoide possa se apoiar em uma parede, quando tem uma de suas pernas quebrada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O teste foi executado em um modelo Talos, e nele foi proposto que o robô tenha o propósito de imitar a forma que os humanos se equilibram.
Para isso, os pesquisadores franceses desenvolveram um sistema por meio de uma rede neural, que faz com que o robô desequilibrado encontre um ponto de apoio em uma parede para se estabilizar.
A ideia é semelhante a alguém que machuca um dos pés, em caso de fratura ou lesão e se apoia em algum lugar para se manter em pé.
O sistema D-Reflex foi desenvolvido para robôs parados, no entanto, os próximos passos serão o desenvolvimento do sistema para que seja utilizado em outras possibilidades.
Segundo o site IEEE Spectrum, os pesquisadores tiveram que programar um sistema que exige a rápida tomada de decisão em curto espaço de tempo, -- do momento em que ele percebe que está sem equilíbrio e vai cair, até o momento em que precisa achar um ponto de apoio na parede e usar seu braço para evitar a queda.
A proposta futura deste trabalho realizado pelos franceses é usar este sistema para robôs de serviços de emergência, como, por exemplo, um robô em ação durante um terremoto, em terrenos irregulares, onde ele possa se manter em pé durante suas tarefas de ajuda.
Além de testar a habilidade de apoio em uma parede, os pesquisadores esperam fazer o mesmo em objetos, neste caso, o robô se agarrando em uma mesa ou em outro apoio para não cair.
Assista abaixo ao vídeo do teste: