Usuários relatam falha no WhatsApp na madrugada desta 3ªfeira (25.out)
Sistema de monitoramento identificou reclamações vindas da América do Sul, Europa, África e Ásia; aplicativo voltou a funcionar nesta manhã

Cido Coelho
O aplicativo de mensagens WhatsApp teve uma pane no final da madrugada desta 3ª feira (25.out) e afetou muitos usuários no Brasil, Reino Unido, África do Sul e Ásia. Foram relatados problemas com envio e recebimento de textos e vídeos na plataforma.
+ Instagram, Facebook e WhatsApp estão fora do ar
+ Zuckerberg perde R$ 38,2 bilhões com queda das ações do Facebook
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a plataforma que monitora o funcionamento de sistemas e aplicativos Downdetector, mais de 11 mil usuários na Índia, 68 mil no Reino Unido e 19 mil em Cingapura relataram problemas com o WhatsApp.

O problema no aplicativo foi o assunto mais comentado na rede social Twitter, que liderou a lista dos Trending Topics. O Downdetector registrou um pico de problemas por volta das 4 horas da manhã desta 3feira e, o WhatsApp voltou a funcionar com regularidade a partir das 6h.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para enviar mensagens e estamos trabalhando para restaurar o WhatsApp para todos o mais rápido possível", disse a Meta em nota oficial, controladora do WhatsApp, Facebook e Instagram.
Outras falhas
Em outubro de 2021, o aplicativo sofreu um apagão que chegou a afetar os outros serviços da Meta, como Facebook e Instagram por mais de 7 horas.
Na época, a empresa de Mark Zuckerberg informou que foi um problema durante a manutenção de rotina, que provocou um erro interno, causando a queda nos servidores. O próprio fundador do Facebook foi às redes para pedir desculpas.
"Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger estão voltando online agora. Desculpe pela interrupção de hoje ? eu sei o quanto vocês confiam em nossos serviços para estarem conectados com as pessoas de quem gostam", disse Zuckerberg.
A falha provocou a perda de quase US$ 6 bilhões na fortuna do criador do Facebook, considerado um dos homens mais ricos do mundo.