Publicidade
Tecnologia

Anatel realiza consulta pública sobre TV Box

Agência quer definir padrões para verificação do equipamento

Imagem da noticia Anatel realiza consulta pública sobre TV Box
tv box
• Atualizado em
Publicidade

As TV's Boxs são equipamentos que basicamente transformam TV?s com recursos das chamadas Smart TV's, ou seja, permitem o acesso à internet e também a serviços de streaming tão populares nos dias de hoje. A Anatel lembra que nem todo equipamento do tipo TV Box é irregular: "muitos fornecem acesso a conteúdo audiovisual de forma lícita, sem promover o acesso informal a conteúdo sem a devida contrapartida por parte do consumidor". E é justamente essa introdução, no mercado nacional, de produtos que permitem a exploração das atividades ilícitas, que a Anatel quer combater.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O desafio é justamente saber quando um equipamento segue a legislação vigente e outro que acaba exibindo conteúdo que fere as leis do direito autoral. Para isso, foi criada a consulta pública nº 61, que realizará uma classificação de produto específica, denominada Smart TV Box, aproveitando requisitos já aplicáveis a outros produtos. Também serão acrescentados procedimentos de ensaio a serem realizados pelos laboratórios habilitados e procedimentos de verificação de documentação a serem adotados pelo agente responsável pela avaliação se o produto se enquadra em determinadas especificações técnicas.

Para participar da consulta é preciso entrar na plataforma Participa Anatel até o dia 20 de novembro com contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas.

Anatel tem feito esforços para combater TV Box irregulares

Nos últimos anos a Anatel faz um combate massivo aos equipamentos TV Box que não são homologados e que contém conteúdo audiovisual de forma ilícita. No começo do ano a Receita Federal chegou a triturar 111 mil TV Box irregulares. Também há um estudo para tentar bloquear as origens desses conteúdos através do IP, sem autorização prévia da justiça.

E pode ainda existir outro risco escondido desse tipo de equipamento: estudos indicam que esses equipamentos podem abrir brechas de segurança na casa das pessoas que permitiriam o roubo de dados.

Assista a edição do Tech News desta 5ª feira (29.set):

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade