Motos elétricas podem resolver diversos problemas de mobilidade no país
Já há filas de mais de um ano para compra de alguns modelos, mas há desafios
Armindo Ferreira
Semana passada eu falei aqui no Tech News sobre uma parceria do iFood com a empresa brasileira Voltz para venda com benefícios de motos elétricas para entregadores e essa iniciativa é um dos indicadores que mostram como esse tipo de moto elétrica está ganhando cada vez mais força no Brasil, principalmente com os altos preços de combustível.
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A própria Voltz tem uma fila de espera nas motos que comercializa que pode chegar a um ano de espera.
Outras empresas estão de olho nesse mercado. É o caso da Multilaser que recentemente adquiriu a Watts, startup montadora de motos elétricas, e que acabou de fechar uma parceria com a a E-moving, startup pioneira e líder em assinaturas mensais de bicicletas elétricas.
Uma empresa de logística já firmou locação de mais de 1,5 mil unidades que serão utilizadas para serviço de logística com foco em entregas sustentáveis.
Outra empresa que chamou a atenção nesse segmento foi a Caloi que resgatou a clássica Mobylette numa versão elétrica. A primeira leva esgotou em 24 horas.
Preço ainda é um entrave para a popularização
As motos elétricas ainda têm alguns desafios para a popularização mais massiva, entre elas o preço (que pode chegar ao dobro de um modelo tradicional) e da natural capacidade de fabricação das empresas que estão investindo nesse segmento.
Há também o problema da autonomia, que ainda é um pouco limitada e não atende todo tipo de necessidade, justamente por conta dessa limitação.
Por outro lado, essas motos não têm as mesmas peças de um modelo tradicional, o que naturalmente, diminui o custo de manutenção e a carga da bateria pode ser até 90% mais barata do que o abastecimento tradicional.
Além disso, alguns estados já estão dando descontos e até isenção no IPVA para esse tipo de veículo elétrico.
Assim é preciso fazer os cálculos adequados e principalmente ver se a autonomia atende a sua necessidade de locomoção.
Assista abaixo a edição do Tech News de hoje (26.jun):