Publicidade
Tecnologia

Real Digital: Banco Central deve começar testes da moeda em 2023

Autoridade financeira aponta greve de funcionários pelo atraso nas avaliações

Imagem da noticia Real Digital: Banco Central deve começar testes da moeda em 2023
real digital vai ser usada em conjunto com o real físico
• Atualizado em
Publicidade

Segundo um economista do Banco Central, a versão digital do Real, batizada de Real Digital, deverão ter seus testes iniciados em 2023.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com Fábio Araújo, durante painel sobre o tema promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na noite de 2ªfeira (30.mai), o cronograma inicial de testes era previsto para este ano. No entanto, a greve no Banco Central atrasou o cronograma previsto.

"A gente tinha a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024", disse Araújo, segundo a Agência Brasil.

O anúncio do Real Digital foi feito ano passado pelo próprio Banco Central. A moeda deve funcionar como uma extensão da moeda física e, diferente das criptomoedas existenas, a moeda terá lastro pelo BC e com isso, trazendo possibilidade de uso de novas tecnologias, contratos inteligentes, pagamento e outros países alem de uso na tecnologia da internet das coisas (IoT)

Para usar a moeda, o interessado deve obter uma carteira virtual de um agente autorizado do BC, como um banco ou outra instituição financeira ou de pagamento.

O Real Digital pode se tornar uma opção adicional ao uso de cédulas convencionais, alem de ser convertida para outra forma de pagamento disponível no mercado.

"A versão inicial do Real Digital será uma opção adicional ao uso de cédulas, mas ? por ter foco no uso online ? seu impacto sobre a demanda por papel-moeda não deve ser relevante a princípio", explica o site do Banco Central.

O Banco Central ainda explica que para a moeda circular com normalidade ainda são necessários desenvolver garantias para sua estabilidade financeira e monetária, além de enolver tecnologias de implantação para determinar os níveis de eficiência, segurança e privacidade das soluções que serão integradas a nova moeda digital.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade