Bolsonaro sobre parceria com Musk: "namoro que acabará em casamento"
Bilionário dono de empresas como Tesla e SpaceX esteve no Brasil para encontro com o presidente
O governo federal está otimista com a possibilidade de desenvolver parcerias com o bilionário Elon Musk nos campos da preservação do meio ambiente, acesso à internet e educação. Esse sentimento foi externado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, nesta sexta-feira (20.mai). Os dois concederam entrevista após se reunirem com o empresário, no interior de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bolsonaro e Faria não falaram sobre assinaturas de acordos e nem de eventuais investimentos a serem feitos pelo governo brasileiro em eventuais parcerias a serem implementadas com a Starlink, uma das companhias lideradas por Musk com atuação no desenvolvimento de satélites e outros recursos tecnológicos. Questões de prazos também não foram comentadas pelos representantes do Executivo do Brasil.
Os dois também ressaltaram que o empresário demonstrou confiança em investir no país e, além disso, de ter a região amazônica como palco para a realização de um sonho: o de, por meio da mais avançada tecnologia, ajudar a levar educação para o maior número possível de pessoas.
"É um namoro que acabará em casamento", disse Bolsonaro sobre a chance de firmar parcerias com a Starlink. Para futuros acordos saírem do papel, o presidente ressaltou que vai trabalhar para desburocratizar tudo o que for possível.
O ministro das Comunicações Fábio Faria informou que a ideia inicial é que a empresa de Musk tenha 40 mil satélites sobre a Amazônia. Esses equipamentos terão dupla missão. Uma será levar internet para escolas em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, por exemplo, aliando tecnologia à educação.
A outra é que os satélites da Starlink também irão auxiliar as autoridades a combatarem o desmatamento ilegal. "Eles tem capacidade de identificar o barulho de uma serra elétrica", disse Faria.
Além das possibilidades de parcerias, Bolsonaro comemorou a vinda de Musk ao Brasil. "Fiquei muito satisfeito com a visita dele", declarou o presidente da República. "É um marco para todos os brasileiros", prosseguiu ressaltando a oportunidade de, segundo ele, ter "mostrado a verdade sobre a Amazônia" para um dos homens mais ricos do planeta.
Liberdade de expressão
O presidente Jair Bolsonaro destacou ainda que a conversa com Musk tratou também sobre a negociação do bilionário para comprar a rede social Twitter. "Mostra a liberdade de imprensa que defendemos, que é a liberdade total", concluiu Bolsonaro.
Saiba mais:
+ Musk anuncia satélites Starlink para conectar escolas e monitorar a Amazônia