Honda vai gastar US$ 64 bi em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos
Até 2030, montadora japonesa ambiciona lançar 30 modelos movidos a bateria de energia elétrica
A montadora japonesa de veículos Honda anunciou nesta 3ªfeira (12.abr) que planeja gastar US$ 64 bilhões em pesquisa e desenvolvimento na próxima década. A empresa quer lançar 30 modelos de veículos elétricos até 2030.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Honda tem o objetivo de produzir cerca de 2 milhões de veículos elétricos por ano nos próximos 8 anos, para garantir participação no mercado deste tipo de mobilidade, dominado pela Tesla.
A montadora espera estabelecer uma linha de produção de veículos elétricos na América do Norte, onde também deve contar com as baterias Ultium, desenvovlidas pela General Motors, com quem considera uma parceria, formando uma joint venture para a produção deste dispositivo.
Ambas montadoras devem desenvolver em conjunto uma série de veículos elétricos com preço mais baixo, em uma nova plataforma desenvolvida pela GM e Honda, contribuindo com os planos da montadora dos Estados Unidos em criar dois SUVs elétricos para a montadora japonesa a partir de 2024.
Para as duas empresas, a parceria visa buscar parceiros para otimizar os custos de produção, além de compartilhar a tecnologia desenvolvida entre elas.
O investimento da montadora japonesa está destinada à eletrificação e tecnologias de software, além de desenvolvimento e produção de baterias de estado sólido, com previsão para o começo de 2024.
Mantendo a tecnologia à combustão e híbridos
Ainda com esta aposta em desenvolvimento de elétricos, as montadoras do Japão seguem continuando com a tecnologia híbrida mais antiga. Na visão de quem defende a ideia, é que ainda há os países emergentes onde a infraestrutura para suporte de veículos elétricos a bateria ainda não é suficiente e vai demorar para se estabelecer.
Toyota e Nissan com metas de vendas de elétricos
As montadoras Toyota e Nissan também têm metas definidas para vender seus veículos elétricos para os próximos anos.
No caso da Toyota, a montadora tem como meta vendas de 3,5 milhões de veículos elétricos até 2030. Já a Nissan visa até o final desta década que metade de seus carros sejam elétricos.
Parceria com a Sony
Em março, a Honda anunciou junto com a Sony que vão se unir para desenvolver e vender veículos eletricos à bateria. Em comunicado as duas empresas do Japão disseram que formarão uma joint venture ainda neste ano para começar a desenvolver e vender o primeiro modelo em 2025.
A Honda ficaria responsável pelo desenvolvimento do primeiro modelo, enquanto a Sony vai desenvolver a plataforma de serviços de mobilidade.
"Na joint venture, gostaríamos de liderar a evolução da mobilidade combinando nossa tecnologia e experiência com a longa experiência da Honda em tecnologias de desenvolvimento de mobilidade e fabricação de carrocerias", disse o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida.
O CEO da Honda também se manifestou à epoca e disse que a parceria entre as duas empresas é exclusiva e que está aberto a trazer outras empresas no desenvolvimento do novo modelo de veículo elétrico.
Mesmo com a parceria, a Honda segue desenvolvendo sua estratégia de veículos elétricos separada da joint venture.