Milhares de camarões de água doce aparecem mortos no Rio Tietê, no interior de SP
Crustáceos conhecidos como pitus começaram a aparecer sem vida na segunda-feira (2); suspeita inicial aponta para redução do oxigênio na água


SBT News
Milhares de camarões de água doce foram encontrados mortos às margens do Rio Tietê, na prainha de Igaraçu do Tietê, interior de Sâo Paulo. Os crustáceos começaram a ser localizados na segunda-feira (2) e, mesmo com parte sendo levada pela correnteza, os pitus, como são conhecidos, continuaram aparecendo sem vida na terça-feira (3).
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, a principal suspeita é a redução do oxigênio dissolvido na água. Essa situação pode ser provocada por uma combinação de fatores climáticos, ambientais e até intervenções humanas.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve no local, realizou vistorias e coletou amostras da água e dos animais. O material será analisado para identificar as causas da mortandade.
Em nota, a Auren Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Barra Bonita, informou que não há relação entre a manutenção da eclusa — um tipo de elevador para embarcações — e o aparecimento dos camarões. A empresa também afirmou que já comunicou o caso aos órgãos ambientais.
A Prefeitura de Igaraçu do Tietê informou que segue acompanhando a situação e manterá a população informada sobre os desdobramentos.









