Rio de Janeiro bate recorde de apreensão de fuzis
Polícia do estado recolheu quase 600 armas apenas em novembro
O estado do Rio de Janeiro alcançou uma marca nada favorável no mês de novembro. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), que é ligado à Polícia Civil, o número de fuzis apreendidos na região bateu um recorde em novembro e chegou a 568, ou seja, 26% a mais do que o registrado no levantamento do mesmo mês em 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com uma média de duas armas recolhidas por dia, no período de 30 dias, o estado chegou ao maior número de apreensões nos últimos 16 anos, o que fez o Rio de Janeiro alcançar a marca de 5.893 armas capturadas pela polícia, dentro de um ano, chegando à média de 18 armas por dia, no índice acumulado de 12 meses.
Em meio à quantidade de armamentos recolhidos, crimes como os roubos (menos 11%), crimes contra o patrimônio (menos 51%) e roubos de veículos (menos 13%) registraram queda.
Ja os crimes violentos registraram uma redução considerada histórica: 5% no acumulado do ano e 13% na média mensal.
"Destacamos, também, a queda significativa das mortes por intervenção de agente do estado em território fluminense. No mês passado, houve declínio de 60% em relação a novembro do ano anterior e, ao longo dos últimos 11 meses, uma redução de 34%, índice mais baixo para o acumulado desde 2015", diz o ISP.