Entenda como é o processo de beneficiamento do arroz
Grão passa por diversas etapas até chegar ao consumidor final. O objetivo é melhorar a qualidade e durabilidade do produto

SBT News
O beneficiamento do arroz é um processo fundamental na cadeia de produção, que visa a a limpeza, separação, polimento e classificação, preparando o grão para consumo humano. Esse processo acontece após a colheita e é essencial para garantir a qualidade e valor comercial do arroz.
Os grãos são separados com máquinas de alta tecnologia de acordo com a classificação, que é feita por amostras no momento da entrada na usina. A classificação varia de acordo com certas características dos grãos. dependendo do estado, eles são descartados ou destinados para uma marca ou linha.
Na classificação, os grãos podem também passar por equipamentos de leitura ótica, onde são retirados os grãos rajados, picados, manchados ou aqueles com alteração de coloração.
Depois de classificado, o arroz segue para os silos de armazenagem para completar o processo de beneficiamento. As classificações mais comuns e que podem facilmente serem encontradas nos supermercados populares são o arroz branco e o parboilizado. O processo de ambos é o mesmo.
Na sequência, os grãos são polidos e os melhores são selecionados eletronicamente, através de peneiras e maquinários. Por conta desse polimento é que o arroz não precisa ser lavado antes do cozimento. Já beneficiados, os grãos seguem para a fase de embalagem. lá eles são empacotados em uma linha de produção totalmente automatizada.
Nesse processo é necessário que os equipamentos empacotem o arroz com segurança e agilidade. Em seguida, cada fardo é pesado e passa por um detector de metais e os pacotes que estão fora do padrão são descartados.
Clique no vídeo e confira o processo completo que o arroz passa até chegar na sua mesa.