Secretário de Defesa dos Estados Unidos faz viagem surpresa a Kiev
Visita tem como objetivo transmitir o apoio de Washington ao governo ucraniano em meio à invasão russa
Camila Stucaluc
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, desembarcou, nesta 2ª feira (20.nov), em Kiev, onde foi recebido pela embaixadora norte-americana no país, Bridget Brink. Segundo Austin, a visita surpresa à Ucrânia tem como objetivo transmitir o apoio de Washington ao governo ucraniano em meio à invasão russa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estou aqui hoje para transmitir uma mensagem importante: os Estados Unidos continuarão ao lado da Ucrânia em sua luta pela liberdade contra a agressão da Rússia, tanto agora quanto no futuro", escreveu Austin nas redes sociais.
A visita do secretário norte-americano à Ucrânia acontece em meio ao temor do presidente Volodymyr Zelensky de perder o apoio do Ocidente na guerra, sobretudo no início do inverno. Apenas neste mês, o líder já reclamou duas vezes que a guerra no Oriente Médio, entre Israel e o grupo extremista Hamas, tirou o foco internacional da invasão russa no país.
+ Artista russa que protestou contra guerra na Ucrânia é condenada a 7 anos de prisão
Apesar de não querer comprar os conflitos, Zelensky se mostrou insatisfeito com a divisão de foco do Ocidente, principal aliado de Kiev no conflito atual. Em meio ao cenário, o G7 afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas não irá afetar o suporte do bloco econômico à Ucrânia. O mesmo foi feito pela União Europeia e, agora, pelos Estados Unidos.