Publicidade
Brasil

Número de universitários 40+ quase triplicou em dez anos no Brasil

Pandemia impulsionou ensino à distância e contribuiu para entrada de estudantes mais velhos no Ensino Superior

Imagem da noticia Número de universitários 40+ quase triplicou em dez anos no Brasil
Alunos 40+
• Atualizado em
Publicidade

Em dez anos, o número de estudantes com mais de quarenta anos em universidades quase triplicou no Brasil. A busca por um emprego melhor e o aumento do ensino à distância são algumas das explicações. Quer dizer, quarenta, não! Tem muita gente em sala de aula cheia de orgulho da idade que tem. Olha a Vera Barbosa. " Me sinto plena aos.....61 anos", comemora ela. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Vera trabalhou muito a vida toda. Foi professora e depois fez carreira como diretora de escola pública. Formou duas filhas e se aposentou. Hora de descansar? Mas não mesmo. "Aí eu resolvi fazer direito, que era um sonho e também nessa área descobri que eu posso ajudar muito meus alunos? meus pais! " sentencia a estudante. 
A gestora da faculdade onde a Vera estuda conta que, a cada semestre, gente mais velha entra para a turma. 

"É um público que vem com uma demanda, buscando os cursos tradicionais como Direito e Administração. Área da gestão como um todo, mas pós-pandemia tivemos uma busca bem significativa para cursos da área da saúde. Todas as instituições de ensino e nós educadores temos uma responsabilidade social muito grande, e faz parte dessa responsabilidade essa inclusão. " - Luciana Martins, gestor da Estácio Conceição.  

Segundo o último censo da educação superior realizado pelo Ministério de Educaçãpo e Cultura (MEC), quase 600 mil brasileiros (599.977) com mais de 40 anos estão matriculados em universidades. A faixa etária representa 16% do total de alunos do país: 3,945 milhões. Há dez anos, o número de estudantes mais velhos era bem menor. O aumento foi de quase 200% por cento (171,1%), de acordo com o Censo 2021/ MEC. 

Oportunidade, sonho, vontade de aprender ou mesmo necessidade. São vários os motivos que fazem pessoas mais velhas se tornarem novos estudantes. Cada um tem sua história, mas todas provam que a idade não é empecilho para evoluir. Para o especialista em Políticas Públicas de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mozart Ramos, o ensino à distância, impulsionado pela pandemia, contribuiu para a nova realidade. " É aquele aluno que trabalha, que precisa portanto ter mais flexibilidade na sua formação. À medida que foi migrando do presencial para o EAD ( Ensino à Distância), isso veio acompanhado de um aumento da faixa etária dos alunos ingressantes no Ensino Superior. "

A Vera Barbosa está fazendo estágio e já começou o trabalho de conclusão de curso. Em breve, será a doutora Vera! 

" Com certeza no final do ano to com a minha OAB [carteira da Ordem dos Advogados do Brasil] na mão (risos) - Vera Barbosa, aluna universitária 40+

Leia também 

Publicidade

Assuntos relacionados

sbt-brasil
portalnews
sbtnews
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade