Operação prende traficantes na região da Nova Cracolândia
Dependentes químicos que estavam no local foram encaminhados para a assistência social

SBT Brasil
Uma megaoperação policial prendeu traficantes e expulsou usuários de drogas da região conhecida como Nova Cracolândia, no centro de São Paulo.O local passou a concentrar dependentes químicos que migraram da antiga Cracolândia, há cerca de dois meses
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mais de seiscentos policiais militares, civis e guardas municipais foram deslocados para a operação. O local, por sua vez, fica a menos de 500 metros da Praça Júlio Prestes, onde, até março, os usuários de drogas se concentravam. Os dependentes químicos foram revistados e encaminhados para equipes de assistentes sociais. Poucos foram levados para albergues e unidades de internação. A maioria ocupou ruas próximas."Temos equipes de saúde pública que continuam ali, trabalhando para dar assistência aos dependentes químicos", afirmou o delegado Roberto Monteiro em entrevista ao SBT.
Os agentes retiraram barracas, que, segundo a polícia, eram usadas para esconder a venda de drogas. "Dinheiro do tráfico, pino de cocaína, crack. É isso que vende aqui. Os traficantes ficam explorando os dependentes químicos, fazendo dinheiro e vendendo droga, levando à morte as pessoas que estão desesperadas fisicamente e psicologicamente", completou o delegado. Além da droga e de acessórios para o tráfico, documentos foram apreendidos. De acordo com Monteiro, eles são comercializados para que criminosos possam aplicar golpes, abrindo contas para receber transferências por Pix e [fazer] estelionatos.
Menos de 24 horas após a operação, a Praça Princesa Isabel foi desocupada. A polícia pretende repetir a estratégia adotada na antiga Cracolândia para impedir o retorno dos usuários, que deve contar com a presença permanente de efetivos de segurança.
Leia também: