Saúde

SP vai fazer nova campanha de vacinação nas escolas públicas

Ação foca em crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizadas ou que estejam com esquemas vacinais incompletos

Imagem da noticia SP vai fazer nova campanha de vacinação nas escolas públicas

O Estado de São Paulo vai começar, a partir desta segunda-feira (18), uma Campanha de Multivacinação nas escolas públicas. A ação, que tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizadas ou que estejam com esquemas vacinais incompletos, estará nas unidades de ensino até o dia 19 de abril.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A campanha da Secretaria de Estado da Saúde pretende viabilizar a imunização contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. As doenças consideradas imunopreveníveis são aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacina, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite B, tétano.

Para garantir a prevenção, é preciso que os pais ou responsáveis pela criança encaminhem à instituição escolar a caderneta de vacinação, o que permitirá a avaliação da situação vacinal. Além disso, eles precisam assinar o "Termo de Assentimento para Vacinação" para qualquer atualização necessária.

Na ação, serão disponibilizadas as seguintes vacinas:

  • Poliomielite
  • Meningocóccica C Conjugada
  • Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
  • Febre amarela
  • Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b)
  • HPV (para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos)
  • Meningocócica ACWY
  • Covid-19

Campanha de vacinação em 2023

Durante a Campanha de Multivacinação realizada em outubro e novembro de 2023, mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes menores de 15 anos compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação da situação vacinal. Do total, mais de 1 milhão foram encaminhadas para serem imunizadas conforme o calendário de vacinação.

* Estagiário sob supervisão de Emanuelle Menezes

Últimas Notícias