Simone Biles compartilha experiência negativa com 'baby botox'; saiba o que é
Segundo a ginasta, após a aplicação do produto, sua sobrancelha passou a "subir" sozinha; entenda
Wagner Lauria Jr.
A bicampeã olímpica de ginástica artística Simone Biles compartilhou uma experiência negativa em seu TikTok após aplicar 'baby botox' na zona T do rosto – região que compreende nariz, testa e sobrancelhas.
+ Simone Biles responde à declaração polêmica de Trump sobre "trabalhos negros"
"Tenho uma história engraçada para vocês. No meu aniversário de 27 anos, fiz Botox, 'baby botox', bem aqui na minha zona T", disse a ginasta.
Segundo Biles, após a aplicação do produto, sua sobrancelha passou a subir sozinha enquanto estava treinando e ela não conseguia controlá-la. "[A sobrancelha] voltava para baixo automaticamente depois de 20 segundos", disse.
Por isso, a atleta, que fez a aplicação do produto em março deste ano, afirmou que não voltará a fazer o procedimento estético.
O que é baby botox?
O baby botox é igual ao botox comum, ou seja, a substância utilizada é a mesma, a toxina botulínica. O que muda é a quantidade. O baby botox usa doses fracionadas ou diluídas.
Segundo a Cleveland Clinic, centro acadêmico sem fins lucrativos dos EUA, a duração do produto no corpo é de 3 meses para doses normais e de 2 meses para o baby.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o objetivo é conter rugas e outros efeitos na pele provocados pelo envelhecimento, como o "pé-de-galinha", as rugas nos cantos dos olhos. Quando a substância é aplicada no músculo, ele fica paralisado. Essa inatividade muscular leva a um "relaxamento" que suaviza as linhas de expressão.
Ainda segundo a SBD, em alguns casos a toxina pode atingir músculos adjacentes, que não são alvos do tratamento, "por aplicação em locais inadequados ou erro de técnica, são eles: queda da pálpebra superior e/ou das sobrancelhas, visão dupla, assimetria do sorriso e boca seca."
De acordo com o dermatologista Chey Ranasinghe, procedimentos com botox não são indicados para todas as pessoas.
“Se você tem um histórico de certos distúrbios musculares ou nervosos ou tem um histórico de alergias a quaisquer ingredientes do botox, você pode não deve fazer este tratamento”, disse.
Além disso, segundo a Cleveland Clinic, outros efeitos colaterais da aplicação são pálpebra caída (ptose palpebral), leve inchaço na região da aplicação e dores de cabeça.