Profissionais de saúde começarão a receber vacina contra dengue em fevereiro
Imunização em dose única será iniciada 9 de fevereiro para cerca de um milhão de trabalhadores


Leonardo Almeida
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nessa quinta-feira (22) que a partir de 9 de fevereiro, mais de um milhão de profissionais de saúde receberão a vacina contra a dengue em todo o Brasil.
Será aplicado o imunizante Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a doença no mundo. O próximo passo da campanha é contemplar pessoas entre 15 e 59 anos e, na sequência, a faixa etária de 10 a 14 anos.
O Instituto Butantan já recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliar a aplicação da Butantan-DV em público com mais de 60 anos. Os testes com voluntários serão realizados ao longo de 2026.
"A vacina é segura e eficaz. O Instituto Butantan prometeu ao Ministério da Saúde entregar ainda em janeiro mais um milhão de doses. Com isso, vamos poder começar no dia 9 de fevereiro, em todo o Brasil, a vacinação dos profissionais que ficam nas unidades de saúde, que visitam as famílias e fazem o primeiro atendimento", informou Padilha.
Para acelerar a produção em larga escala, o Butantan realiza uma parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines.
A expectativa do ministério é que a colaboração amplie a produção em 30 vezes. A pasta prevê a chegada de cerca de 30 milhões de doses vindas da China em 2026.








