Por que as cascas dos ovos têm cores diferentes? Existe um mais saudável? Estudo traz respostas
Fatores como genética e estilo de vida da galinha influenciam a produção de ovos — e sua qualidade e quantidade de vitaminas; entenda

Wagner Lauria Jr.
Você já parou para pensar o que significam as cores das cascas dos ovos? Além dos ovos brancos e marrons, talvez tenha se deparado com ovos azulados, esverdeados ou até salpicados (com manchas) e se perguntado o motivo.
+ Preço do ovo bate novo recorde nos Estados Unidos
A resposta está em uma combinação de genética e estilo de vida da galinha. Uma pesquisa da Universidade do Texas traz respostas.
Apesar das variações (também nas cores das gemas), todas têm basicamente a mesma quantidade de proteína e gordura. No entanto, ovos de galinhas criadas em pasto podem ter mais ômega-3, vitaminas e menos colesterol, de acordo com o estudo.
+ Preço dos ovos tem alta de até 50% no Brasil
Confira perguntas e respostas:
Genética: os lóbulos das orelhas entregam o segredo
Segundo Gregory Archer, especialista em aves da Universidade do Texas, a cor da casca dos ovos é determinada principalmente pela genética da galinha. E há um jeito curioso de prever isso: olhando os lóbulos das orelhas da ave.
+ Morre menina internada após comer ovo de Páscoa no MA
- Galinhas com lóbulos brancos geralmente botam ovos brancos;
- Galinhas com lóbulos escuros, em geral, botam ovos marrons ou coloridos.

Mas vale lembrar: todos os ovos começam brancos, já que a casca é feita de carbonato de cálcio. A cor vem de pigmentos adicionados durante o processo de formação do ovo.
A formação do ovo
Tudo começa nos ovários da galinha, onde a gema (ou óvulo) se forma.
Ela, então, passa pelo oviduto, um tubo onde ocorre a "mágica" da transformação em ovo. É durante essa etapa do processo, na chamada glândula da casca, que os pigmentos são adicionados à casca. A partir daí, surgem as variações de cor.
Diferenças entre os pigmentos
Ovos marrons são coloridos pelo pigmento protoporfirina, aplicado no final do processo. Por isso, o interior da casca ainda é branco.
Ovos azuis recebem o pigmento oocianina, que penetra dentro e fora da casca, deixando-a totalmente azul.
Ovos verde-oliva nascem do cruzamento entre galinhas que botam ovos marrons e galinhas que botam ovos azuis. O resultado é uma mistura dos pigmentos.
Raças como Leghorn produzem ovos brancos; Rhode Island Red e Plymouth Rock, marrons; e raças como Ameraucana, Araucana e Dongxiang, azuis ou verdes.

E os ovos salpicados (com manchas)?
Alguns ovos vêm com manchas ou salpicos — e isso não é só estética e também não faz mal. Algumas razões são:
- Depósito extra de cálcio;
- Pequena falha na glândula da casca;
- Efeito de excesso de cálcio no corpo da galinha.

Embora essas manchas sejam tecnicamente "anormais", elas podem tornar a casca mais resistente.
Outros fatores que influenciam a casca
Idade, dieta, ambiente e estresse da galinha também contam:
- Galinhas mais velhas tendem a botar ovos maiores e com cores mais claras.
Fatores como doença, calor, superlotação ou falta de cálcio podem resultar em ovos com formato irregular ou cascas mais fracas.
E a gema? Tem relação com a cor da casca?
Não. A cor da gema está relacionada à alimentação da galinha, não à cor da casca.
Galinhas que comem plantas com pigmentos laranja ou amarelos produzem gemas mais alaranjadas. Já as que comem milho e grãos tendem a produzir gemas mais claras.
O mistério da gema dupla
Sim, às vezes um ovo pode vir com duas gemas. Isso acontece quando a galinha ovula rápido demais — as duas gemas se encontram no oviduto e acabam dentro da mesma casca.
É mais comum em galinhas jovens, cujos sistemas reprodutivos ainda estão se ajustando.
Ovo vegano
Além dos ovos da galinha, existem os ovos produzidos à base de plantas, como a base de feijão mungo. Com a gripe aviária que atinge os EUA, uma empresa do segmento espera faturar cinco vezes mais este ano do que em 2024.
*Com informações do Futurity