Paciente em SP com suspeita de Ebola está com meningite
Homem de 37 anos está isolado recebendo atendimento; suspeita de Ebola segue em investigação


Ebola é causada por uma infecção por um ortoebolavírus | Reprodução/ CDC US
Um paciente de 37 anos com suspeita de doença pelo vírus Ebola está internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, neste sábado (30).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo(SES-SP), um exame apontou que ele está com meningite, mas a suspeita de Ebola ainda não foi descartada – os demais testes devem ficar prontos em até 48 horas. O homem esteve recentemente na República Democrática do Congo, país com áreas de transmissão do vírus.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o paciente apresentou sintomas compatíveis com a definição de caso suspeito para febres hemorrágicas virais. Antes de ser transferido para a unidade de referência, ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde apresentou febre alta e exames inconclusivos para malária.
Ao chegar ao Emílio Ribas, o homem estava em estado grave, com diarreia, desorientação e rápida piora clínica. O quadro exigiu intubação, de acordo com a pasta.
A investigação é conduzida de forma conjunta por equipes de vigilância em saúde dos governos federal, estadual e municipal. Ainda não foi possível confirmar de qual província da República Democrática do Congo o paciente veio, informação considerada importante para avaliar o risco epidemiológico.
A Secretaria da Saúde de São Paulo informou que as medidas previstas foram adotadas após a identificação dos critérios clínicos e epidemiológicos. O protocolo inclui isolamento, notificação imediata, investigação laboratorial e monitoramento do caso.
O Ministério da Saúde afirma que o risco de transmissão da doença no Brasil e na América do Sul é considerado baixo. A pasta diz que o país dispõe de protocolos de vigilância, assistência e resposta para identificar e manejar casos suspeitos.















