Publicidade
Saúde

Novo tratamento com células-tronco desenvolvido no Japão promete reverter cegueira por danos nas córneas

10 milhões de pessoas no mundo podem ser beneficiadas com técnica que permite cirurgia menos invasiva e menor risco de rejeição

Imagem da noticia Novo tratamento com células-tronco desenvolvido no Japão promete reverter cegueira por danos nas córneas
ANTES E DEPOIS - Brilho: após terapia, olho voltou a ficar cristalino (à dir.) (The Lancet/.)
• Atualizado em
Publicidade

Um novo tratamento com células-tronco promete reverter a cegueira nos casos em que os danos são na córnea. O estudo foi publicado na revista científica "The Lancet" -- uma das mais prestigiadas do mundo. O novo tratamento foi desenvolvido por pesquisadores de uma universidade do Japão.

"O estudo mostrou que os quatro pacientes que foram tratados assim tiveram uma excelente resposta, em segurança, foi uma técnica sem grandes efeitos adversos, mas é claro que a gente precisa de mais estudos ainda", explicou o oftalmologista Rodrigo Carlos de Oliveira, especialista em córnea.

Aumento do salário mínimo: como ficam aposentadoria e pensão alimentícia em 2025?

Pela primeira vez, cientistas conseguiram fazer com que pacientes, com danos severos na córnea, tivessem a visão restaurada graças à um transplante de células-tronco.

A pesquisa utilizou células-tronco adultas, retiradas de um doador saudável. No laboratório, essas células foram reprogramadas para o estado embrionário -- ou seja, fase inicial do desenvolvimento. A partir daí, foi possível gerar as células-tronco, que foram colocadas sobre a córnea doente. Assim foi possível recuperar a visão.    

"Além dela induzir menos rejeição a gente acaba evitando de manipular o olho bom de um paciente que vem sofrendo já no outro olho, além disso tem uma maior disponibilidade, uma vez que a gente desenvolva essas células em laboratório, muitos pacientes podem se beneficiar disso ao mesmo tempo", afirmou o especialista.

Polícia prende homem que se passava por pastor para cometer abusos sexuais

Ainda não há previsão sobre quando essa nova técnica chegará ao Brasil. Mas já tem gente que espera que isso aconteça logo. "Recuperar minha visão nem que não seja total mas que eu possa fazer minhas coisas como eu fazia antes", diz dona Maria de Jesus Viana.

Voltar a enxergar se tornou mais do que nunca uma esperança para pacientes que ficaram cegos por um problema na córnea. A nova técnica permite uma cirurgia menos invasiva e a possibilidade de rejeição é menor. Para especialistas, é uma descoberta e tanto, mas ainda não resolve qualquer tipo de cegueira.

O sofrimento de Maria Viana e de mais 10 milhões de pessoas no mundo, pelo menos, pode estar com os dias contados. A dona de casa perdeu praticamente toda a visão do olho direito há seis meses, quando descobriu em consulta de rotina que tinha um tumor na córnea. A dona de casa fez quimioterapia com colírios e passou por uma cirurgia. "Você vai fazer uma coisa, se você não olhar, virar o corpo inteiro, você não enxerga, só enxerga reto", contou.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Olhos
Tratamento
estudo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade