"Não consigo sorrir", diz Meghan Trainor após excesso de botox; entenda riscos
Cantora norte-americana admitiu gostar do efeito das aplicações do produto inicialmente, mas exagerou na quantidade de intervenções
Wagner Lauria Jr.
A cantora Meghan Trainor, de 30 anos, admitiu ter exagerado no uso de botox, o que resultou na perda temporária de movimentos faciais, incluindo a capacidade de sorrir. A declaração foi feita em uma entrevista publicada pelo site Page Six.
+ 'Botox da Barbie': quais são os riscos do procedimento que viralizou na internet?
"Coloquei muito botox e agora preciso de ajuda. Fiz besteira", ressaltou a artista. Segundo ela, a decisão de aplicar a substância no lábio superior, com a promessa de levantar sua aparência, trouxe consequências indesejadas.
"Já tinha aplicado botox na testa algumas vezes, e alguém me convenceu que poderia ficar com o lábio superior mais levantado se preenchesse ele com botox", explicou.
A cantora afirmou que o procedimento não resultou no efeito esperado e ainda limitou sua expressão facial. "Não fiquei com meu lábio mais volumoso e agora também não consigo sorrir."
"Não posso sorrir em nenhuma ocasião. O meu rosto dói só de tentar", completa a artista, que ressaltou que gostava do resultado quando começou a aplicar botox, pois recebia elogios por sua "aparência jovial".
Quais são os riscos do excesso de botox?
Além da paralização e assimetria facial, que impedem Meghan Trainor de sorrir, o excesso de aplicações da toxina botulínica, também conhecida como botox, pode resultar em outras reações graves como disfagia (dificuldade de engolir alimentos), fraqueza muscular e reações alérgicas, segundo artigo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina (tradução de National Library of Medicine).
A paralisia facial acontece porque a toxina botulínica impede a liberação de acetilcolina (neurotransmissor que atua como mensageiro entre os neurônios), explica o neurocirugião Thomas Marcolini.
Além disso, quando o produto é aplicado na região do olhos pode ocasionar a paralisia da glândula lacrimal e fazer com o que os olhos fiquem secos e vermelhos.
Efeitos colaterais "rebote"
Os efeitos colaterais, inclusive, podem incluir justamente as coisas que a aplicação do produto "combate": exagero de rugas, queda da sobrancelha e olhos inchados, de acordo com a publicação científica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em alguns casos a toxina botulínica pode atingir músculos adjacentes, que não são alvos do tratamento, "por aplicação em locais inadequados ou erro de técnica, são eles: queda da pálpebra superior e/ou das sobrancelhas, visão dupla, assimetria do sorriso e boca seca."
Além disso, de acordo com o dermatologista Chey Ranasinghe, procedimentos com botox não são indicados para todas as pessoas.
“Se você tem um histórico de certos distúrbios musculares ou nervosos ou tem um histórico de alergias a quaisquer ingredientes do botox, você pode não deve fazer este tratamento”, disse.