'Botox da Barbie': quais são os riscos do procedimento que viralizou na internet?
Técnica envolve a aplicação de toxina botulínica no músculo trapézio, entre o pescoço e as costas, para deixar a região com aspecto mais fino

Wagner Lauria Jr.
Você já ouviu falar em 'Botox da Barbie'? A técnica, que vem ganhando destaque nas redes sociais, sobretudo no Tik Tok, envolve a aplicação de toxina botulínica no músculo trapézio, localizado entre o pescoço e as costas, com o objetivo de reduzir o volume da região e proporcionar uma aparência mais fina.
"Quando injetado no local errado, pode causar até mesmo dificuldade para respirar.", ressalta a dermatologista Alessandra Drummond.
A especialista não indica o procedimento para fins estéticos. Segundo ela, há a possibilidade de ocorrer o enfraquecimento dos músculos que não eram hipertrofiados antes, o que pode resultar em uma fraqueza nos ombros, pescoço e braços.
Segundo a especialista, a utilização de toxina botulínica para tratar o músculo do trapézio não é nova e há indicações clínicas confiáveis: para tratamento de torcicolo, enxaqueca, hipercontratura muscular causada por estresse, além de postura inadequada.
De acordo com o dermatologista Chey Ranasinghe, no entanto, procedimentos com botox não são indicados para todas as pessoas.
Ainda de acordo com Alessandra, hoje, no Brasil, há pouca regulamentação de quais profissionais estão aptos a realizar aplicação de toxina botulínica.
Influenciadoras adotaram procedimento
No final do ano passado, a influenciadora digital realizou o procedimento. Segundo ela, o tamanho do seu trapézio era motivo de incômodo para ela.
"Nem sabia que esse procedimento existia. Meu trapézio é muito grande e me incomoda, mas dá para abaixar com Botox. Achei um bafo. Tem gente que treina para crescer e eu quero diminuir", comentou Gkay.
Além de Gkay, as influenciadoras norte-americanas Catherine Lockhart e Isabelle Luz realizaram o procedimento.








