Publicidade
Saúde

Mutirão em hospitais universitários realiza quase 30 mil atendimentos gratuitos no país

Ação em 45 hospitais federais promoveu consultas, exames e cirurgias para reduzir fila de espera no SUS

Imagem da noticia Mutirão em hospitais universitários realiza quase 30 mil atendimentos gratuitos no país
Publicidade

O sábado (13) foi marcado por um mutirão nacional de atendimentos médicos gratuitos em hospitais universitários de todo o país. O chamado "Dia E" promoveu quase 30 mil consultas, diagnósticos e até cirurgias em 24 estados e no Distrito Federal.

A iniciativa foi realizada para desafogar a demanda por serviços especializados de média e alta complexidade. Nos 45 hospitais universitários federais, que atendem 100% pelo SUS, foram feitos 1,9 mil procedimentos cirúrgicos eletivos, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas.

+ Brasil ultrapassa marca de 1,6 mil mortes por dengue em 2025

+ Vacina contra bronquiolite começa a ser oferecida pelo SUS para gestantes

Somados, esses atendimentos representam um aumento de 133% em relação aos 12,4 mil realizados em julho. Reforçar os mutirões é uma das estratégias do programa que busca ampliar o acesso da população a serviços especializados e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde.

O foco do "Agora Tem Especialistas" está em áreas prioritárias, como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A ação acontece de forma simultânea nas cinco regiões do país, organizada pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As inscrições seguem a fila de regulação e prioridades do SUS. A próxima edição do mutirão está prevista para dezembro.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade