Mpox: OMS pede a fabricantes que submetam vacinas para uso emergencial; entenda
Pedido acontece em meio a surto de varíola dos macacos na África e o risco de disseminação internacional da doença
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um documento oficial, nesta sexta-feira (9), pedindo que fabricantes de vacinas submeteram pedidos de uso emergencial de vacinas para conter o surto de mpox (monkey pox ou varíola dos macacos) na África e o risco de disseminação internacional da doença.
Na última quarta-feira (7), a OMS havia convocado uma reunião emergencial para discutir o risco de disseminação global na mpox. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
+ Varíola dos macacos: entenda a doença em cinco pontos
Segundo ele, a decisão foi tomada com base no registro de casos de mpox fora da República Democrática do Congo, onde as infecções estão em ascensão há mais de dois anos. O cenário se agravou ao longo dos últimos meses em razão de uma mutação que levou à transmissão da doença de pessoa para pessoa, além da notificação de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.
“O comitê irá se reunir o mais rápido possível e será composto por especialistas independentes de uma série de áreas relevantes e oriundos de todas as partes do mundo”, postou Tedros.
O que é Mpox?
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
Há duas formas de apresentação da varíola dos macacos: uma cepa que é mais grave e pode matar até 10% dos infectados e outra que é menos agressiva, responsável pelo surto global da doença em 2022: mais de 99% dos pacientes sobreviveram.
Nesse surto do Congo foi identificada uma nova mutação da cepa mais agressiva, que pode ser responsável por mais de 240 casos e pelo menos três mortes. Os casos mais graves ainda são muito recentes e é preciso esperar a confirmação para ter certeza dos riscos.
Como é a transmissão da Mpox?
A transmissão da doença não mudou em relação às cepas anteriores: a Mpox é transmitida pelo contato com a pele de pessoas que estão contaminadas. No caso do Congo, a maior parte infecções foi transmitida pelo sexo, forma mais comum de transmissão da varíola dos macacos, segundo a OMS.