Ministério da Saúde inicia testes da vacina contra dengue em adultos no Rio de Janeiro
Imunizante será avaliado em 20 mil pessoas com idade entre 18 e 40 anos; nessa quinta (15), Brasil chegou à marca de 90 mortos pela doença em 2024
O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciam, nesta sexta-feira (16), uma parceria para vacinar 20 mil adultos com idade entre 18 e 40 anos contra dengue, no Rio de Janeiro (RJ). A imunização será voluntária para testes no bairro de Guaratiba, na capital carioca.
+ Moraes dá 5 dias para Zema explicar fala sobre fim da exigência de vacinação para alunos
Serão aplicadas duas doses, com intervalo de 90 dias. Os nomes para o estudo serão sorteados entre usuários cadastrados nas unidades de atenção primária de saúde.
Quem já teve a doença não é impedido de participar da pesquisa.
Para os próximos dois anos, pesquisadores vão colher dados de hospitalizações e mortes entre vacinados e não-vacinados. Assim, será avaliada a efetividade do imunizante Qdenga, fabricado pelo laboratório japonês Takeda.
+ Dengue: infectologista tira dúvidas sobre vacina, repelentes e sintomas
O ministério vem distribuindo lotes da vacina para municípios brasileiros que atenderam os critérios de imunização definidos em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O público-alvo, neste momento, é de pré-adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
+ Vacina da dengue: pesquisas pelo imunizante crescem no Google
Dengue no Brasil
Até essa quinta (15), o país registrou 532.921 casos prováveis de dengue, 90 mortes e 348 óbitos sob investigação em 2024.
Minas Gerais (181 mil), São Paulo (86 mil) e Distrito Federal (66 mil) são as unidades da federação com os maiores números de casos prováveis.