Janeiro Branco: movimento alerta sobre importância da saúde mental
Cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, segundo a OMS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o planeta. No Brasil, o movimento Janeiro Branco foi criado para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
+ Rótulos de medicamentos deverão ter alerta de substâncias consideradas como doping
Por aqui, lideramos os piores índices de depressão da América Latina. Cerca de 17% da população tem o diagnóstico da doença, enquanto a média da região é de 12%, segundo um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Fatores como solidão, culto ao corpo e o excesso de tecnologia estão relacionados ao aumento da doença nos últimos anos. “Existe uma questão de prioridade, de nos priorizarmos, então termos tempo de lazer. Tempo para prática de atividade física, evitar substâncias como o tabaco, álcool, eles, substâncias ilícitas. E buscar a questão dos vínculos, que é algo que é muito importante. Nós temos que buscar nos integrarmos com as pessoas, buscarmos relações saudáveis”, afirma Cristiano Brum, médico psiquiatra.
A prática de atividades físicas, como caminhada ou corrida, pode ser tão eficiente quanto remédios antidepressivos, segundo um recente estudo feito por uma universidade da Holanda. Além de manter a forma e a saúde mental, os exercícios são grandes aliados nos tratamentos.
Junto a essa rotina, fazer psicoterapia é recomendado, além da diminuição do uso das inúmeras telas que nos cercam, e priorizar o sono.