Hospitais de São Paulo registram aumento de 96% em internações por dengue e SRAG
Levantamento da SindHosp contou com 89 hospitais particulares do estado; Casos já ultrapassam 1 milhão
Uma pesquisa inédita do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostra um aumento de 96% no número de internações por dengue ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos últimos 15 dias. Os dados foram coletados entre os dias 3 a 13 de maio e contou com a participação de 89 hospitais privados do estado, sendo 67% deles da capital paulista e região metropolitana e 33% do interior.
O levantamento também revelou que as internações em leito clínicos para dengue cresceram de 21% a 30% para 42% desde o último acompanhamento. As internações de pacientes SRAG pediátricos também tiveram aumento, saltando de 21% a 30% para 60%. No caso dos pacientes adultos, metade dos hospitais registrou aumento de pelo menos 5%.
A assistência no pronto atendimento - incluindo pronto-socorro e serviços de urgência/emergência - teve crescimento de 69% nos últimos 15 dias para dengue e para SRAG, aumentando o tempo de espera dos atendimentos em 73% dos hospitais, para duas a quatro horas.
Sobre a faixa etária dos pacientes, 84% das unidades entrevistadas informaram que a dengue concentra os casos no público entre 30 a 50 anos, e 69% dos casos de SRAG estão concentrados na mesma faixa etária.
Casos confirmados de dengue já ultrapassaram um milhão
Na plataforma da Secretária Estadual de Saúde de São Paulo (SES), que é destinada a divulgar os dados sobre a dengue no estado, o número de casos confirmados da doença já ultrapassou a marca de um milhão. Até o dia 15 de maio, 722 mortes pela doença já haviam sido confirmadas.
Em nota, a pasta informou que até o momento, mais de 69.345 mil doses da vacina da dengue foram aplicadas em crianças de 10 a 14 anos, conferindo uma cobertura de 34,7% da população elegível. Já a imunização contra a influenza, a cobertura vacinal se encontra em 29,7%.