Enterocolite: entenda doença que deixou filho de Viih Tube internado por 19 dias
Ravi Di Felice recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, neste sábado (14)
Emanuelle Menezes
Ravi Di Felice, filho caçula dos influenciadores Viih Tube e Eliezer, recebeu alta neste sábado (14) após 19 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o boletim médico, o bebê deu entrada no hospital no dia 25 de novembro com um quadro de enterocolite.
A enterocolite é uma inflamação na superfície interna do intestino, causada por infecções virais, bacterianas ou parasitárias. A doença pode causar sintomas como febre, vômitos, diarreia, dor de barriga, perda do apetite, abdômen distendido e inchaço.
Existem alguns tipos desta inflamação. A mais comum em recém-nascidos, como era o caso de Ravi, é a necrosante – que provoca inflamação e necrose na mucosa intestinal.
"O recém-nascido com enterocolite necrosante pode desenvolver inchaço do abdômen e pode ter dificuldade para se alimentar. Ele pode vomitar líquido sanguinolento ou manchado de verde ou amarelo, e pode haver sangue visível nas fezes", explica o Manual MSD.
O tratamento da enterocolite envolve:
- interrupção da alimentação;
- nutrição, líquidos e antibióticos administrados pela veia;
- inserção de um tubo de sucção no estômago para aliviar a pressão;
- às vezes, cirurgia.
Segundo o Hospital Infantil Sabará, a evolução do quadro é variável. "Pode ser desde um quadro leve, tratável com cuidados clínicos, até um extremamente raro e grave, levando à perda de grande parte do intestino, já que é necessário realizar um procedimento cirúrgico para retirar as alças intestinais necrosadas", diz.
O boletim médico do Hospital Albert Einstein não informou qual seria o tipo de enterocolite que acometeu o filho de Viih Tube.
Veja o boletim na íntegra:
O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o filho de Vitória di Felice Moraes e Eliezer do Carmo recebeu alta neste sábado, 14 de dezembro. O paciente deu entrada com quadro de enterocolite no último dia 25 de novembro.
Dra. Paula Woo Guglielmetti, pediatra no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico do Hospital Israelita Albert Einstein