Estudo mostra como ter uma idade biológica menor que a cronológica; entenda
Tempo cronológico marca a idade a partir do nascimento. Já a idade biológica mostra como as células estão se comportando ao longo dos anos
Você sabia que o corpo humano pode ter duas idades diferentes? Além da idade cronológica, que marca o tempo desde o nascimento, há também a idade biológica, que revela como as células estão se comportando ao longo dos anos.
+Por que organização de saúde aumentou alerta contra a febre oropouche?
Um dos exames que possibilita saber a idade biológica é o epigenético, que analisa a herança genética do paciente através da saliva, permitindo identificar predisposições para doenças crônicas.
Há situações em que a idade biológica pode ser maior ou menor do que a idade cronológica. Uma pesquisa da Associação Médica Norte-Americana investigou essa diferença e concluiu que uma alimentação saudável pode rejuvenescer as células.
+Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue em 2024
O estudo sugere que a dieta ideal é baseada em frutas, verduras, grãos integrais, oleaginosas, sementes e legumes, semelhante à dieta mediterrânea, comum em países do sul da Europa, como a Espanha.
Além da alimentação, o estilo de vida também pode influenciar na idade biológica. A vida de Miriam mudou desde que ela começou a se dedicar à atividade física, e agora ela colhe os frutos de uma rotina mais saudável.