Publicidade
Saúde

Doença de Zambelli: o que é a síndrome da taquicardia?

Condição impacta o sistema nervoso, levando a uma resposta anormal do organismo ao se manter em pé depois de ficar deitada

Imagem da noticia Doença de Zambelli: o que é a síndrome da taquicardia?
Deputada é ré por invasão ao sistema do CNJ | Foto: Reprodução Câmara dos Deputados
Publicidade

A deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) foi diagnosticada com Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática (POTS), uma condição que causa batimentos cardíacos irregulares, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração, neste sábado (28).

+ Deputada Carla Zambelli é diagnosticada com síndrome de taquicardia, diz hospital

No caso da parlamentar, o quadro veio junto com uma divercutilite aguda (inflamação nos divertículos do intestino), que já era uma condição preexistente e para a qual está recebendo tratamento com antibióticos

+ Carla Zambelli falta a depoimento no Supremo Tribunal Federal após ser internada

O que é Síndrome da taquicardia?

De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome impacta o sistema nervoso, levando a uma resposta anormal do organismo ao se manter em pé depois de ficar deitada.

De acordo com o Instituto Johns Hopkins, isso acontece por que a condição causa uma disfunção vascular que pode dificultar a manutenção da pressão arterial adequada ao mudar de posição corporal. Ainda não se sabe ao certo as causas da síndrome, segundo o Johns Hopkins.

Segundo a Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), alguns dos sintomas que caracterizam a doença são o aumento da frequência cardíaca, quedas, tonturas e desmaios, com episódios recorrentes ao longo de mais de 6 meses. Ela também pode causar anemia, déficits iônicos, insuficiência renal e diabetes mellitus com neuropatia.

Condição é rara

A pasta da Saúde estima que apenas cerca de 0,2% da população tenha essa condição e atinge, principalmente, mulheres entre 15 e 30 anos. No caso de Zambelli, o Hospital do Coração afirma que a deputada responde bem ao tratamento e deve ter alta nos próximos dias.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade