Saúde

Dia Mundial do Café: bebida previne câncer? Grávidas podem tomar? Veja mitos e verdades

O Brasil é o segundo consumidor da bebida no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos

W
Wagner Lauria Jr.
Dia Mundial do Café: a bebida pode prevenir câncer? Veja o que diz estudo | Freepik

Dia Mundial do Café: a bebida pode prevenir câncer? Veja o que diz estudo | Freepik

Hoje é Dia Mundial do Café. O Brasil é o segundo consumidor da bebida no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Mesmo com a alta nos preços, houve aumento no consumo dos brasileiros em 2024, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Com um consumo de 21,9 milhões de sacas de café, é comum se perguntar quais são os benefícios e os malefícios da nossa paixão nacional.

Veja mitos e verdades:

Café previne casos de câncer?

Verdade, mas...

O consumo regular da bebida pode estar associado a uma redução no risco de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço — como os de boca, garganta e cavidade oral.

Os resultados indicaram que pessoas que bebiam mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia apresentaram uma chance 17% menor de desenvolver cânceres de cabeça e pescoço. Especificamente, o risco de câncer da cavidade oral foi 30% menor, e o de garganta, 22% menor.

Até mesmo o café descafeinado mostrou efeitos protetores: uma redução de 25% no risco de câncer bucal.

Importante: Tomar café por si só não previne câncer exatamente e, sim, reduz a probabilidade de desenvolver a doença. Além disso, não exclui outros métodos preventivos.

Reduz o risco de morte por doenças cardíacas?

Verdade.

Consumir café pela manhã pode diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares. É o que aponta um estudo publicado na revista European Heart Journal.

De acordo com a pesquisa, que foi feita nos Estados Unidos, pessoas que bebem café nas primeiras horas do dia têm 16% menos chances de morrer por qualquer causa e 31% menos risco de falecer por doenças cardiovasculares, em comparação com aquelas que não consomem a bebida.

Grávidas não podem tomar café?

Mito.

Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology mostrou que o consumo moderado ou baixo não ofereceu risco às gestantes e seus bebês.

A análise genética descobriu que não havia maior risco de aborto espontâneo, natimorto ou parto prematuro para mulheres que bebiam café.

No entanto, os pesquisadores não recomendam o consumo em altas doses durante esse período.

Café aumenta a ansiedade?

Verdade, mas...

A médica Larissa Diniz aponta que, apesar de o café ser utilizado para melhorar o foco e a energia, é possível que a pessoa tenha efeitos colaterais relacionados à ansiedade, como aumento dos batimentos cardíacos, tremores, sensação de agitação constante e dificuldade para dormir.

No entanto, isso acontece se o consumo for superior a 200 mg e 400 mg de cafeína por dia (o equivalente a 2 a 4 xícaras de café), segundo ela. Em alguns casos, há pessoas mais sensíveis à substância e predispostas a transtornos de ansiedade, os sintomas podem vir com quantidades menores.

Buscas por café no Google em alta

O interesse de busca por café está com tendência de alta no Google Brasil, na comparação com os últimos 30 dias. Os dados são do Google Trends.

Interesse de busca por "café" no Google Brasil | Reprodução/Google Trends
Interesse de busca por "café" no Google Brasil | Reprodução/Google Trends
Interesse de busca por "café" no Google Brasil | Reprodução/Google Trends
Interesse de busca por "café" no Google Brasil | Reprodução/Google Trends

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: WP: Trump se escondeu em caminhão por ameaça do Irã

WP: Trump se escondeu em caminhão por ameaça do Irã

Imagem da notícia: VÍDEO: terremoto provoca desabamento em hospital de Cali

VÍDEO: terremoto provoca desabamento em hospital de Cali

Imagem da notícia: Jovem é encontrada morta na casa do namorado em SC

Jovem é encontrada morta na casa do namorado em SC

Imagem da notícia: Nexus: 1 em cada 3 eleitores está cansado da polarização

Nexus: 1 em cada 3 eleitores está cansado da polarização

Imagem da notícia: WP: Trump se escondeu em caminhão por ameaça do Irã

WP: Trump se escondeu em caminhão por ameaça do Irã

Imagem da notícia: VÍDEO: terremoto provoca desabamento em hospital de Cali

VÍDEO: terremoto provoca desabamento em hospital de Cali

Imagem da notícia: Jovem é encontrada morta na casa do namorado em SC

Jovem é encontrada morta na casa do namorado em SC

Imagem da notícia: Nexus: 1 em cada 3 eleitores está cansado da polarização

Nexus: 1 em cada 3 eleitores está cansado da polarização

Últimas notícias

Terremoto na Colômbia foi sentido por 4 minutos; entenda

Tremor principal durou cerca de 96 segundos, mas propagação das ondas sísmicas e características do solo prolongaram a sensação em algumas cidades

JBS fatura US$ 24 bilhões e tem receita líquida recorde

Crescimento de 14% se refere ao segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2025

Queda de helicóptero no Rio: câmera é achada em destroços

Equipamento foi resgatado intacto e encaminhado ao Cenipa para análise das imagens

Justiça mantém prisão de pai suspeito de matar filhas em SP

Breno de Souza Castro, de 24 anos, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após audiência de custódia

Sete crianças são internadas após ingerirem veneno em escola

Caso aconteceu em Cuiabá (MT); suspeita é de que um dos alunos tenha levado a substância de casa e compartilhado o produto com os colegas

Governo vê aceno dos EUA na OMC, mas não mudança concreta

Mesmo sem concordância de Washington, Brasil poderia avançar na disputa