Dia "D" de vacinação contra a gripe será neste sábado
Distrito Federal terá mais de 90 locais de atendimento; mais de 120 mil doses já foram aplicadas
Guilherme Resck
O Dia D de vacinação contra a gripe (influenza) ocorrerá em todo o Brasil neste sábado (13). No Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), mais de 90 locais de atendimento vão aplicar doses do imunizante na data.
+ Internações por dengue crescem enquanto atendimentos por covid recuam em SP
A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 19 de março no DF. Mais de 121 mil doses já foram aplicadas, mas a meta é chegar a 1,1 milhão de pessoas imunizadas. Por enquanto, a vacinação é restrita a:
- Idosos com 60 anos de idade ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas em situação de rua;
- Professores do ensino básico e superior;
- Trabalhadores da Saúde;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso;
- Trabalhadores Portuários;
- Forças de Segurança e Salvamento;
- Forças Armadas;
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
- População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- Povos Indígenas.
A SES-DF explica que os indivíduos com doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. As pessoas dos grupos de profissões previstas, por sua vez, devem comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o profissional.
Todas as pessoas que forem se vacinar devem levar caderneta de vacinação e documento de identificação. Tereza Luiza Pereira reforça que quem está no público-alvo precisa se vacinar, mesmo se tiver tomado a vacina contra a gripe em 2023, porque, a cada ano, "há uma atualização para proteger contra novas cepas do vírus".
+ Governo anuncia reestruturação de atendimento da saúde familiar e bucal pelo SUS
Neste sábado (13), os mais de 90 locais de atendimento vão ofertar também vacinas contra a dengue, covid-19 e outras doenças, conforme o calendário vacinal e os grupos prioritários.
"Vamos aproveitar a mobilização nacional para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais. Estamos com equipes preparadas para garantir o atendimento a milhares de pessoas no sábado", disse a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Entre os locais de atendimento, estão escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), condomínios e dois carros da vacina que vão percorrer as ruas do Gama e do Sol Nascente.
As equipes estarão preparadas para indicar quais vacinas a pessoa poderá receber, bastando ir ao local com documenot e caderneta de vacinação.