Publicidade
Saúde

Controlar o estresse te torna mais extrovertido e agradável, mostra estudo; veja dicas

Análise faz parte da maior pesquisa já realizada sobre a relação entre estresse cotidiano e traços de personalidade

Imagem da noticia Controlar o estresse te torna mais extrovertido e agradável, mostra estudo; veja dicas
Publicidade

Um novo estudo de quase duas décadas revelou que a forma como lidamos com o estresse diário pode influenciar profundamente nossa personalidade ao longo do tempo.

+ Ansiedade de segunda-feira afeta o corpo? Estudo aponta que sim

Publicada na revista Psychology and Aging, a pesquisa acompanhou mais de 2.000 pessoas da meia-idade à velhice e mostrou que aqueles que desenvolvem estratégias eficazes para enfrentar os desafios do dia a dia com menos estresse tendem a se tornar mais extrovertidos, agradáveis e abertos a novas experiências com o passar dos anos.

+ De ataque cardíaco a depressão: o que o estresse causa na vida das pessoas?

Por outro lado, quem lida mal com o estresse tende a apresentar mudanças negativas: tornam-se mais introvertidos, hostis e fechados a novidades.

A análise é resultado do maior e mais longo estudo já realizado sobre a relação entre estresse cotidiano e traços de personalidade.

+ Brasil é o 4º país mais estressado do mundo, diz relatório

Como o estudo foi feito?

Ao longo de 18 anos, os participantes registraram em diários, por três períodos diferentes, como enfrentaram diversos tipos de estressores e como se sentiam emocionalmente em relação a eles. Os dados foram cruzados com as mudanças em seus traços de personalidade relatados nesses momentos.

“O que torna esse estudo interessante é que, à medida que as pessoas melhoravam em lidar com os estressores diários, também se tornavam mais extrovertidas, agradáveis e abertas. Essas transformações acabaram influenciando diretamente a evolução de sua personalidade”, explica William Chopik, autor principal do estudo e professor associado de psicologia na Universidade Estadual de Michigan.

É possível mudar a personalidade

Além disso, a pesquisa traz um recado: é possível transformar a própria personalidade com o tempo, a partir de pequenas mudanças no dia a dia.

“Se as pessoas conseguirem encontrar maneiras de regular melhor suas emoções, isso pode se acumular e gerar efeitos positivos duradouros”, diz Chopik.

Traços como extroversão e abertura estão associados a maior bem-estar e satisfação com a vida. Por isso, os autores esperam que o estudo incentive mais pessoas a refletirem sobre sua forma de reagir ao estresse e buscarem estratégias mais saudáveis de enfrentamento.

“Espero que as pessoas percebam que as decisões que tomam diariamente e a forma como as interpretam podem torná-las mais felizes — e até mudar quem são com o tempo”, conclui o pesquisador.

Dicas para controlar o estresse

Dois especialistas ouvidos pelo SBT News recomendam a introdução de atividade física regular para o gerenciamento de estresse.

"Priorizar o tempo, ter uma agenda para se organizar, ter contato com a luz solar, evitar cochilos ao longo do dia, alimentar conexões sociais reais, sem ser essa preocupação com likes e seguidores, evitar telas antes de dormir e ter boas noites de sono ajudam na manutenção do estresse diário", ressalta o psiquiatra Bruno Brandão.

Segundo ele, o sedentarismo é um "vilão" do estresse.

A psicóloga Liliana Seguer pontua que, simplesmente, sair para caminhar pode ajudar muito no gerenciamento do estresse. Mas faz uma recomendação especial para essa caminhada.

"É preciso estar presente na situação, sentindo os passos, as cores, o verde das árvores se for em um parque. Só de a pessoa subir as escadas, ou caminhar até a esquina respirando e prestando atenção, já ajuda muito. Ficar ruminando os pensamentos não vai ajudar a relaxar e pode ser, inclusive, uma situação que aumenta a raiva e a ansiedade", explica Seger.

*Com informações do Futurity

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
saúde mental
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade