Consumo adequado de fibras pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas
Alimentação ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial e auxilia na redução do peso corporal, diz pesquisa

Ana Beatriz de Paula
Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mostrou que o consumo adequado de fibras na dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Além disso, a ingestão adequada pode reduzir os níveis de pressão arterial, potencializar o sistema imunológico e auxiliar na redução do peso corporal.
+ Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril
Segundo o relatório, divulgado no Scielo (plataforma que reúne artigos científicos), o recomendado é consumir 14 g de fibras para cada 1.000 kcal. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a idade, sexo e gasto energético. Se o consumo for maior do que o recomendado, a pessoa pode ter mais benefício à saúde, como a redução de processos inflamatórios de baixo grau.
Além disso, a ingestão adequada de fibras na dieta usual pode reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes melito (DM) e algumas desordens gastrointestinais.
+ Como relógios inteligentes podem ajudar sua saúde?
As fibras alimentares são encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal, como cereais, leguminosas, hortaliças e tubérculos.