Publicidade
Saúde

Como se prevenir de mosquitos e carrapatos?

Além de causar incômodos, eles também podem transmitir doenças como dengue, febre maculosa e chikungunya; veja dicas de um especialista

Imagem da noticia Como se prevenir de mosquitos e carrapatos?
Carrapato-estrela causa febre maculosa (na esquerda) e Aedes Aegypti causa dengue e chikunguya (direita) | Reprodução
Publicidade

Irritantes por natureza, mosquitos e carrapatos podem carregar consigo doenças perigosas, com dengue, chikungunya e febre maculosa.

+ Chikungunya: o que é doença que teve primeira morte registrada em São Paulo em 2025?

A professora associada de pesquisa e entomologista médica Lee R. Haines, da Universidade de Notre Dame, tem dedicado sua carreira a estudar como os insetos transmitem doenças. Segundo ela, o risco é real e constante, e a prevenção é a melhor forma de defesa.

Repelentes: o que realmente funciona

Segundo Haines, os repelentes à base de DEET (em concentrações de 25% a 30%) ainda são os mais eficazes e duradouros — chegando a até oito horas de proteção.

"Eles também são seguros para crianças pequenas, desde que se evite o contato com objetos plásticos, já que o DEET pode danificá-los."

Para quem busca alternativas ao DEET, as opções incluem produtos com pelo menos 30% de óleo de eucalipto-limão, IR3535 ou 20% de picaridina. No entanto, essas versões podem exigir reaplicações mais frequentes.

Outras formas de proteção

Além do uso de sprays, outras medidas simples podem fazer a diferença. Velas de citronela ajudam a afastar mosquitos, especialmente quando colocadas ao nível do chão. Um ventilador posicionado contra o vento também dificulta o voo dos insetos, que geralmente seguem o cheiro humano na direção contrária ao vento.

Cultivar plantas como capim-limão, lavanda e citronela também pode ajudar, embora seja importante verificar a toxicidade dessas espécies para pets.

E quanto aos carrapatos? O alerta é claro:

"Verifique seu corpo e seus animais de estimação sempre que voltar de áreas com grama alta ou folhas caídas, especialmente de carvalhos, onde os carrapatos adoram se esconder", orienta Haines.

Dicas rápidas para se proteger

  • Use roupas claras (mosquitos preferem tons escuros);
  • Evite água parada em casa ou no quintal;
  • Consulte se repelente escolhido tem registro na EPA (Agência de Proteção Ambiental);
  • Estimule presença de predadores naturais de mosquitos, como andorinhas e morcegos;
  • Crie hábito da checagem de pets após passeio para detectar carrapatos rapidamente.

*Com informações do Futurity

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade