Como evitar exageros e aproveitar a ceia de Natal sem culpa?
Especialista diz que não é hora de fazer dieta, mas não tem como "deixar a corda totalmente frouxa"; veja dicas
Wagner Lauria Jr.
Com as confraternizações ocupando o calendário desde o início de dezembro, o desafio é conciliar trabalho, tarefas de casa e os encontros com tantos grupos de amigos, familiares e colegas. Além dos eventos casuais, há a famosa ceia do Natal e de Réveillon.
+Saiba o que evitar para prevenir gastrite e refluxo nas ceias de Natal
Como não sair desses eccontros sem culpa por ter exagerado na alimentação ou no consumo de bebidas alcoólicas?
Segundo a nutricionista Mariana Melendez, não é hora de dieta, mas não tem como "deixar a corda totalmente frouxa". Confira dicas simples.
+ Você costuma comer doce e pizza quando está com ansiedade? Saiba como mudar esse hábito
Planejamento e limites
De acordo com a especialista, um dos segredos é se planejar e sair para a festa com limites traçados.
"Se você adora cerveja, então estabeleça quantas vai beber e quando chegar naquele número, acabou. Eu falo cerveja, mas vale para vinho, para doce, inclusive sobremesa. Deguste, aproveite para você prestar atenção, a gente chama de atenção plena", explica.
Compartilhe objetivos alimentares com alguém
Melendez explica que compartilhar os objetivos alimentares com alguém próximo também ajuda.
"Quando você faz isso, a chance dar certo é muito grande, porque você está meio que fazer 'um acordo' com aquela pessoa.
Evitar metas ousadas e não se pesar toda hora
Mas não é hora de traçar metas ousadas, segundo a nutricionista.
"Nada de querer perder peso nesse período, manter já é uma conquista. Sabe aquela história de levar docinho para casa? Aproveita aquele momento para você fazer a sua degustação, comer, ser feliz ali naquela hora e pronto. Levar para casa é ciliada", disse.
A nutricionista ainda fala sobre a importância de manter a prática de alguma atividade física, mesmo que só uma caminhada, e sobre os riscos de se pesar o tempo todo e das dietas restritivas no início de 2025 para compensar os exageros.
"Peso não muda de um dia para o outro. O recomendado é se pesar semanalmente ou até mensalmente e não mudar alimentação radicalmente", ressalta.