Saúde

Canetas emagrecedoras ganham espaço, mas médicos alertam para cuidados redobrados em idosos

Especialistas destacam riscos como perda muscular e reforçam a importância de acompanhamento médico para pessoas acima de 60 anos

,
• Atualizado em

As canetas emagrecedoras, cada vez mais usadas, são uma alternativa eficaz para a perda de peso. No entanto, médicos alertam que pessoas com mais de 60 anos precisam redobrar os cuidados com os efeitos colaterais.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

As canetas emagrecedoras são indicadas para pessoas que sofrem com obesidade, inclusive idosos. No entanto, os médicos reforçam que o uso deve ser sempre acompanhado por profissionais de saúde, com atenção redobrada nessa faixa etária.

A diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Luciana Louzada Farias, explica que a principal preocupação dos especialistas é a perda de massa muscular. “A maior preocupação que nós, geriatras, temos é com a sarcopenia, com a perda muscular, que já é uma situação frequente no envelhecimento. Quando a gente usa essas canetas, há perda de massa muscular”, alerta.

Durante o tratamento, o paciente perde gordura, mas também elimina de 20% a 30% de músculo, segundo os médicos. Por isso, a recomendação é intensificar os exercícios físicos. A prática regular de atividade física, aliada a uma alimentação rica em proteínas, ajuda a preservar a musculatura.

“É fundamental ingerir uma quantidade adequada de proteína e vitaminas, além do treino de exercício físico, principalmente o resistido, para que a musculatura não enfraqueça junto com essa perda de massa muscular que acontece durante o tratamento”, orienta a médica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a medicação traz benefícios, mas pode provocar efeitos colaterais em alguns pacientes. Os mais comuns são intestino preso, diarreia, náuseas e vômitos.

A hidratação também é fundamental para idosos que fazem uso das canetas emagrecedoras.

Assuntos relacionados

Canetas emagrecedoras
Idosos

Últimas Notícias