Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de casos de dengue
Distrito Federal é o estado com maior incidência, seguido de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná
O Brasil ultrapassou nesta quinta-feira (29) a marca de 1 milhão de casos de dengue. O número considera os casos prováveis e os casos confirmados da doença registrados neste ano de 2024.
+ Dengue: sintomas, vacina, tratamento e tudo mais que você precisa saber sobre a doença
+ Dengue leva Distrito Federal, 6 Estados e 154 municípios à situação de emergência
A atualização mais recente do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, liberada na tarde de hoje, mostra 1.017.278 casos de dengue. O montante de janeiro e fevereiro chega próximo ao total do ano passado inteiro. Em 2023 foram registrados no Brasil 1.658.816 casos de dengue.
Até o momento, há 214 mortes provocadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país é de 501 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.
+ENGANOSO: Vídeos enganam ao indicar ivermectina para o tratamento da dengue
O Distrito Federal é a região com maior incidência de dengue, com 3.575 casos para cada 100 mil habitantes. Minas Gerais ocupa a segunda posição, seguido do Espírito Santo, Paraná, Goiás, Acre e Rio de Janeiro.
Minas Gerais lidera entre os Estados com mais casos da doença, com 352.036 possíveis infectados. Em segundo lugar, está São Paulo, com 175.902 registros, seguido do Distrito Federal, com 101.772 casos prováveis e do Paraná, com 101.772.
Os dados ainda revelam que a faixa etária mais atingida pela dengue são os adultos de 30 a 39 anos, seguido pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 e 59 anos. No entanto, os idosos com algum tipo de comorbidade correm mais risco de agravamento da doença
Dia D
Neste sábado, 2 de março, o Ministério da Saúde, promove o dia de combate à dengue, o Dia D. Ações de orientação serão realizadas para informar a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença, como eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Vacinação
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou à Empresa Brasileira de Comunicação que a vacina contra a dengue continuará a ser disponibilizada para os municípios selecionados para pessoas com idade entre 10 e 14 anos. Os imunizantes para as idades de 10 e 11 anos já foram distribuídos.
Segundo Nísia, o quadro atual da vacinação no país não é uma resposta para a situação de surto epidêmico, especialmente porque a vacina contra a dengue é composta por duas doses, com três meses de intervalo entre elas.
O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, vai ampliar a produção das doses por meio de um acordo com o laboratório indiano Biological, que passará a fabricar 50 milhões de doses da Qdenga por ano. Com isso, a meta de entrega de 100 milhões de doses poderá ser atingida até 2030.
Com informações da Agência Brasil