Aumento nos casos de covid gera alerta em todo o país
Brasil registrou mais de 310 mil casos em 2024, com 1536 mortos; circulação simultânea com gripe preocupa especialistas
O aumento no número de infecções por covid em todo o Brasil tem gerado preocupação entre os especialistas. O país ultrapassou 310 mil casos em 2024 e registrou 1536 mortes por complicações do coronavírus nas oito primeiras semanas do ano, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (29) pelo Painel Coronavírus do Ministério da Saúde.
+ Confira mais notícias sobre Saúde
Os casos mais do que dobraram em duas semanas. Dos dias 4 a 10 de fevereiro, foram pouco mais de 33 mil notificações de novos infectados. Já na última semana epidemiológica, de 18 a 24 de fevereiro, foram registrados 69.234 novos casos. O crescimento pode estar relacionado às aglomerações causadas pelo Carnaval.
A alta no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid já é registrada em quase todos os estados do Centro-Sul brasileiro, segundo dados do Boletim InfoGripe, da Fiocruz. Para o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, o cenário é preocupante pela circulação associada de outro vírus: o da influenza A.
"É um cenário nacional que preocupa bastante. Praticamente todo o Centro-Sul com o crescimento associado à covid-19, alguns estados do Sudeste e do Sul com uma cocirculação – ou seja, circulando, ao mesmo tempo, covid-19 e influenza A", diz ele.
A Bahia é o estado com maior crescimento de infecções por influenza A neste ano. "Embora a covid esteja gerando um número muito mais expressivo de internações do que a gripe, observamos essa circulação simultânea. Alguns estados do Nordeste, em particular a Bahia, também mostram aumento de internações com uma associação bastante sugestiva da gripe", completa Gomes.
As infecções por covid apresentam tendência de alta no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Já as associações entre a síndrome e a influenza A se dão principalmente na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
+ Dengue, covid-19 e pneumonia: saiba diferenciar os sintomas de cada doença
Estou com sintomas. E agora?
Quem apresentar sintomas e sinais de infecção respiratória deve ficar em casa, fazer repouso e se hidratar bastante. Para o alívio dos sintomas, pode ser necessário o uso de medicamentos para dor e febre, como analgésicos e antitérmicos.
Se for indispensável sair, a recomendação é usar uma máscara PFF2 ou N95 para evitar a disseminação do coronavírus. Essas orientações valem, especialmente, para quem precisar ir a uma unidade de saúde.
Estar com o esquema vacinal em dia ainda é a principal forma de se prevenir das formas mais graves da covid-19 e reduzir o risco de hospitalização e morte.
ATENÇÃO: Caso os sintomas persistam ou se agravem, procure imediatamente um serviço de saúde.