Anvisa recolhe lotes de medidores de glicose e interdita testes de glicose sanguínea; veja como identificar
Equipamentos falharam em testes para avaliar fornecimento de leituras confiáveis em diferentes situações

Wagner Lauria Jr.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa quinta-feira (17), a suspensão definitiva e o recolhimento de três lotes de medidores de glicose no sangue da marca OK PRO, fabricados pela empresa Biomolecular Technology.
+ Impressora 3D pode produzir insulina para pacientes de diabetes tipo 1, diz estudo
Os lotes afetados são OKPR000266498, OKPR000266508 e OKPR000266509.
A decisão foi tomada após esses produtos falharem em testes de qualidade realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
Os ensaios apontaram problemas de rotulagem, falta de conformidade com as normas e resultados inconsistentes em testes de precisão, como reprodutibilidade e repetibilidade, que verificam se o aparelho fornece leituras confiáveis em diferentes situações.
+ Pílulas de insulina podem substituir injeções, aponta estudo
Com a suspensão, os produtos desses lotes estão proibidos de serem vendidos, importados, distribuídos, anunciados ou utilizados em qualquer lugar do país.
A reportagem do SBT não conseguiu localizar a empresa, mas o espaço segue aberto.
Testes de glicemia também interditados
Além da suspensão definitiva dos medidores, a Anvisa também interditou cautelarmente dois lotes de testes de glicemia da mesma marca, usados em conjunto com os aparelhos.
Os lotes interditados são:
- HHH240415B-1: reprovado nos testes de conformidade, repetibilidade e reprodutibilidade;
- B30025B25-1: reprovado no teste de conformidade.
A interdição cautelar é uma medida temporária, com o objetivo de proteger os consumidores enquanto a empresa verifica e corrige as irregularidades. Nesse período, os testes desses lotes não podem ser usados, vendidos ou distribuídos.
O que fazer se você usa os produtos da marca
Usuários que possuem produtos da linha OK PRO devem interromper o uso imediato dos lotes citados. A orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa, pelo e-mail sac@bmtmed.com.br, para solicitar informações sobre devolução e substituição dos itens.