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Saúde

Anvisa recolhe lotes de medidores de glicose e interdita testes de glicose sanguínea; veja como identificar

Equipamentos falharam em testes para avaliar fornecimento de leituras confiáveis em diferentes situações

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Testes de glicemia da OK Pro são suspensos pela Anvisa | Reprodução
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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa quinta-feira (17), a suspensão definitiva e o recolhimento de três lotes de medidores de glicose no sangue da marca OK PRO, fabricados pela empresa Biomolecular Technology.

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Os lotes afetados são OKPR000266498, OKPR000266508 e OKPR000266509.

A decisão foi tomada após esses produtos falharem em testes de qualidade realizados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

Os ensaios apontaram problemas de rotulagem, falta de conformidade com as normas e resultados inconsistentes em testes de precisão, como reprodutibilidade e repetibilidade, que verificam se o aparelho fornece leituras confiáveis em diferentes situações.

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Com a suspensão, os produtos desses lotes estão proibidos de serem vendidos, importados, distribuídos, anunciados ou utilizados em qualquer lugar do país.

A reportagem do SBT não conseguiu localizar a empresa, mas o espaço segue aberto.

Testes de glicemia também interditados

Além da suspensão definitiva dos medidores, a Anvisa também interditou cautelarmente dois lotes de testes de glicemia da mesma marca, usados em conjunto com os aparelhos.

Os lotes interditados são:

  • HHH240415B-1: reprovado nos testes de conformidade, repetibilidade e reprodutibilidade;
  • B30025B25-1: reprovado no teste de conformidade.

A interdição cautelar é uma medida temporária, com o objetivo de proteger os consumidores enquanto a empresa verifica e corrige as irregularidades. Nesse período, os testes desses lotes não podem ser usados, vendidos ou distribuídos.

O que fazer se você usa os produtos da marca

Usuários que possuem produtos da linha OK PRO devem interromper o uso imediato dos lotes citados. A orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa, pelo e-mail sac@bmtmed.com.br, para solicitar informações sobre devolução e substituição dos itens.

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