App Coronavírus-SUS informa quem teve contato com o usuário e está infectado
Nova funcionalidade foi projetada em parceria com a Apple, Google e Ministério da Saúde e busca alertar para diminuir contágio do vírus
O aplicativo Coronavírus-SUS desenvolveu uma funcionalidade que irá alertar em até 24 horas sobre pessoas infectados com coronavírus que estiveram próximas ao usuário nos últimos 14 dias. A tecnologia se chama `API Exposure Notification` e foi disponibilizada a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Google e Apple para maior controle da epidemia.
O sistema não irá expor a identidade dos usuários como nome e localização, apenas irá avisar que uma pessoa com quem o indivíduo teve contato testou positivo. A ferramenta já está disponível em celulares Android (Google) e deve ficar nos próximos dias para o iOS (Apple). Países como Alemanha, Itália e Uruguai, também utilizam a ferramenta, associando com campanhas de conscientização do vírus.
"Com o envio criptografado das informações de contágio, por meio do uso do bluetooth de baixa energia, o aplicativo Coronavírus-SUS reconhece contatos próximos a uma distância de 1,5 a 2 metros e por um tempo mínimo de cinco minutos entre smartphones que possuam o aplicativo instalado. Para receber notificações de contato próximo com usuários positivos para Covid-19, é necessário que o usuário tenha o aplicativo e habilite a função de notificação de exposição no aparelho. O aplicativo funciona apenas com outras pessoas com o aplicativo oficial instalado", afirma a nota do Ministério da Saúde.
A tecnologia funciona de forma voluntária e anônima, em que a pessoa valida o exame positivo e o Ministério da Saúde, para evitar testes falsos, faz o cruzamento das informações e registra o paciente para enviar as notificações.
"A notificação vai alertar que se trata de uma medida de prevenção e que não necessariamente a pessoa terá a doença, mas que é preciso ficar atenta aos sintomas, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, e reforçar as medidas de higiene. Caso ela apresente algum sintoma nos próximos 14 dias, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, assim como prevê as orientações de conduta precoce do Ministério da Saúde. O usuário também será direcionado para obter mais informações", explica a nota.