Covid-19: Planos de saúde recebem 4.701 queixas relacionadas à pandemia
Apesar deste dado, o número de reclamações recebidas em abril e maio deste ano ficou abaixo dos mesmos meses em 2019
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Os planos de saúde receberam 4.701 reclamações relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Sobre exames e tratamento da doença correspondem a 36% e 43% sobre outras áreas afetadas pela pandemia. Os outros 21% se tratam de contratos e planos. Os dados fazem parte da segunda edição do boletim Covid-19, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Implementar (ANS), nesta segunda-feira (22).
As queixas no tratamento e exames de covid-19 vem aumentando, sendo que na primeira quinzena de junho foram 452, contra 352 na segunda de maio e 317 nos primeiros 15 dias também de maio. Entretanto, o número total de reclamações recebidas em abril e maio de 2020 ficou abaixo dos mesmos meses em 2019. A ANS diz que os dados informam apenas o número de relatos dos consumidores e não incluem nenhuma análise de mérito sobre possíveis infrações nos serviços oferecidos.
O boletim também fala sobre a mediana de dias e valores de internação baseados em 50 operadoras de plano de saúde que contêm hospitais próprios, sendo que, na UTI, a mediana passou de 10,9 dias em abril para 12 dias em maio, aumentando o custo de R$ 40.477,00 para R$ 48.150,00. Nos leitos comuns, a mediana também subiu de 5,1 para 5,8 dias, aumentando o custo total de R$ 8.133,00 para 10.393,00.
Por último, o número de devedores também aumentou. Nos planos familiares, o número de inadimplentes subiu de 12% para 15%, enquanto nos coletivos subiu de 6% para 8%. Considerando os dois grupos, a inadimplência geral foi de 9% para 11%.