Trump afirma que Dinamarca falhou em afastar Rússia da Groenlândia: “Chegou a hora”
Presidente reafirma desejo de anexar o território dinamarquês, citando ameaça russa


Naiara Ribeiro
Na madrugada desta segunda-feira (19), Donald Trump fez uma publicação na rede social Truth falando sobre a Dinamarca ter recebido alertas em relação à proximidade da Rússia com a Groenlândia.
A mensagem afirma que “A OTAN vem dizendo à Dinamarca, há 20 anos, que 'vocês precisam afastar a ameaça russa da Groenlândia'. Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu fazer nada a respeito. Agora chegou a hora, e isso será feito!!! Presidente Donald J. Trump”.

O presidente tem insistido na intenção de “possuir” a Groenlândia para “impedir que Rússia ou China ocupem a ilha no futuro”, alegando que o território é de extrema importância para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e das grandes quantidades de minerais.
No último sábado (17), Trump prometeu implementar tarifas crescentes sobre aliados europeus até que os Estados Unidos obtenham permissão para comprar a ilha.
Enquanto isso, manifestantes tanto na Dinamarca quanto na própria Groenlândia protestaram no sábado contra as exigências de Trump, pedindo que o território determine seu próprio futuro.









