Senadora Dorinha defende espanhol como disciplina obrigatória nas escolas
Parlamentar relatou projeto do novo ensino médio no Senado; texto foi sancionado tendo apenas inglês como língua estrangeira obrigatória

SBT News
Relatora do texto que definiu as diretrizes do novo ensino médio no Senado, Professora Dorinha (União Brasil-TO) lamentou a exclusão do espanhol do currículo obrigatório em entrevista ao programa Perspectivas. Assista no canal do site SBT News no YouTube.
"As nossas fronteiras são, em sua maioria, com países que falam a língua espanhola. Quando o aluno vai fazer o Enem, mais de 60% dos alunos escolhem o espanhol porque eles não têm segurança no inglês. Infelizmente, na Câmara, isso não foi considerado, saiu o espanhol", afirmou na conversa com a repórter Paola Cuenca.
A lei que reforma o novo ensino médio foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de agosto. Apesar de ter vetado trechos do projeto aprovado no Congresso Nacional, o Planalto manteve apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino.









