Senadora Dorinha defende espanhol como disciplina obrigatória nas escolas
Parlamentar relatou projeto do novo ensino médio no Senado; texto foi sancionado tendo apenas inglês como língua estrangeira obrigatória
Relatora do texto que definiu as diretrizes do novo ensino médio no Senado, Professora Dorinha (União Brasil-TO) lamentou a exclusão do espanhol do currículo obrigatório em entrevista ao programa Perspectivas. Assista no canal do site SBT News no YouTube.
+ Lula sanciona Novo Ensino Médio com vetos a mudanças no Enem; veja como fica
"As nossas fronteiras são, em sua maioria, com países que falam a língua espanhola. Quando o aluno vai fazer o Enem, mais de 60% dos alunos escolhem o espanhol porque eles não têm segurança no inglês. Infelizmente, na Câmara, isso não foi considerado, saiu o espanhol", afirmou na conversa com a repórter Paola Cuenca.
A lei que reforma o novo ensino médio foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de agosto. Apesar de ter vetado trechos do projeto aprovado no Congresso Nacional, o Planalto manteve apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino.