Publicidade
Política

Sem anunciar novo ministro da Justiça, Lula passará Réveillon em base naval no Rio

Presidente deve ficar de recesso até o dia 3 de janeiro em área administrada pelas Forças Armadas

Imagem da noticia Sem anunciar novo ministro da Justiça, Lula passará Réveillon em base naval no Rio
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com repatriados da região da Faixa de Gaza, na Base Aérea de Brasília
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve embarcar nesta terça-feira (26.dez) para a base naval da Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, onde planeja passar o Réveillon. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o acompanhará. Conforme a Secretaria de Comunicação da Presidência, a previsão é que o petista retorne a Brasília no dia 3 de janeiro.

Lula embarca para o recesso de fim de ano antes de anunciar o substituto de Flávio Dino no Ministério da Justiça. O presidente já divulgou que Dino ficará no cargo apenas até o dia 8 de janeiro, quando se desligará da função e se preparará para tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal, em 22 de fevereiro.

Os principais cotados para o cargo são Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, os ministros Vinicius Carvalho (Controladoria-Geral), Simone Tebet (Planejamento), Jorge Messias (Advocacia-Geral), além de Wellington Silva, secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

+ Como será o ato para lembrar um ano do 8 de janeiro

Antes de viajar, o presidente cumpriu sua última agenda pública nesta segunda-feira. Ele se encontrou com um grupo de repatriados da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília. Em seu discurso, o petista voltou a defender a criação de um estado palestino e disse que o seu governo continuará coordenando novos resgates de brasileiros e seus familiares que estão na área de conflito com Israel.

No domingo, véspera de Natal, ele fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV pedindo a união nacional.

Recesso

Nos seus dois primeiros mandatos, de 2003 a 2011, o presidente costumava descansar em na base naval de Aratu, próxima a Salvador, na Bahia. A área para onde ele irá agora, no litoral do Rio de Janeiro é restrita, de posse da União e administrada pelas Forças Armadas. A ilha pertence aos municípios de Mangaratiba e Itaguaí e à capital, Rio de Janeiro.

O Palácio do Planalto não divulgou detalhes sobre o horário de embarque do presidente para o litoral fluminense.

Desde a gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1995 a 2002, é comum os presidentes passarem parte do recesso do fim de ano em bases militares. FHC, Lula, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) já se hospedaram em áreas privativas das Forças Armadas no Rio, na Bahia, em São Paulo e em Santa Catarina.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade