Política

Lula diz que quem foi governador com Bolsonaro “comeu o pão que o diabo amassou”

Petista afirmou que ex-presidente arrumava briga "todos os dias" para não enviar recursos a estados

R
Raphael Felice
15/03/2024, 16:58 • Atualizado em 15/03/2024, 17:04
compartilhar
Lula diz que quem foi governador com Bolsonaro “comeu o pão que o diabo amassou”

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (15), que os governadores com mandato durante o governo Jair Bolsonaro “comeram o pão que o diabo amassou”. Ele discursou em Porto Alegre, nesta sexta-feira (15), em evento para anunciar investimentos do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC).  

Segundo o chefe do poder Executivo, Bolsonaro fez poucos investimentos nos Estados, principalmente os governados por adversários políticos. Para Lula, o ex-presidente brigava "todos os dias" com governadores para não repassar os recursos necessários.

“Quando você não tem o que mostrar, você arruma briga. Você xinga alguém, provoca a imprensa, todos os dias arruma briga com governador. Você viveu isso, governador (Eduardo Leite), o Rui Costa (Bahia) viveu isso, Camilo (Santana) (Ceará) viveu isso, Waldez (Góes) (Amapá) viveu isso. Quem foi governador comeu o pão que o diabo amassou. Para não passar recursos, ele (Bolsonaro) arrumava briga”, disse.

Lula desafiou os presentes a citar alguma obra no Rio Grande do Sul iniciada durante a gestão Bolsonaro e exaltou o maior investimento de seu governo na área de transportes.

“Quantas obras foram feitas no governo passado? Não precisa duas, uma só. Não tem efetivamente quase nada que foi feito. É impressionante a incapacidade de execução. É por isso que, na área do transporte, nós, somente em 2023, fizemos mais do que quatro anos do governo passado na questão de rodovia e ferrovia”, concluiu Lula.

Lula também falou sobre a dívida dos Estados, queixa de diferentes governadores do Rio Grande do Sul, que chegou a atrasar salários de servidores, e de outras unidades da Federação. Dirigindo-se a Eduardo Leite, Lula afirmou que é obrigação do governo federal buscar uma solução para o problema fiscal.

“Se todo mundo fala a mesma coisa (dívida), alguma coisa está errada. Então falo com você, governador, não é nenhum favor. É obrigação do governo federal sentar e buscar uma solução. Para mim a governança passa pelo prefeito e o governador terem verbas para fazerem suas coisas nas cidades e no estado”, disse Lula.

Novo PAC

O Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) vai investir R$ 29,5 bilhões em obras no Rio Grande do Sul. As ações foram apresentadas em Porto Alegre, nesta sexta-feira (15).

Lula foi acompanhado pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde), além do ministro dos Transportes substituto, Adrualdo Catão.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prévia da inflação: IPCA-15 avança 0,41% em junho

Prévia da inflação: IPCA-15 avança 0,41% em junho

Imagem da notícia: Kassab, Celina, e ex-ministro manifestam apoio a Michelle

Kassab, Celina, e ex-ministro manifestam apoio a Michelle

Imagem da notícia: Operação mira esquema bilionário de cobre furtado no DF

Operação mira esquema bilionário de cobre furtado no DF

Imagem da notícia: Lula cumprimenta Espriella, presidente eleito da Colômbia

Lula cumprimenta Espriella, presidente eleito da Colômbia

Imagem da notícia: Prévia da inflação: IPCA-15 avança 0,41% em junho

Prévia da inflação: IPCA-15 avança 0,41% em junho

Imagem da notícia: Kassab, Celina, e ex-ministro manifestam apoio a Michelle

Kassab, Celina, e ex-ministro manifestam apoio a Michelle

Imagem da notícia: Operação mira esquema bilionário de cobre furtado no DF

Operação mira esquema bilionário de cobre furtado no DF

Imagem da notícia: Lula cumprimenta Espriella, presidente eleito da Colômbia

Lula cumprimenta Espriella, presidente eleito da Colômbia

Últimas notícias

Michelle é chamada de camisa 10 de Lula após vídeo

Aliados do senador Flávio Bolsonaro ainda estão tentando entender a postura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que o acusou de humilhá-la e maltratá-la

Operação apura fraude bilionária com banco extinto no RJ

Polícia Civil investiga reativação do Banco de Crédito Móvel (BCM) e cumpre mandados contra acionistas e dirigentes da Junta Comercial do Estado

PF mira deputado do PL em operação sobre desvio de emendas

Parlamentar licenciado Josimar Maranhãozinho foi condenado em março pelo STF; força-tarefa investiga desvio de recursos do chamado orçamento secreto

Crise com Michelle pode custar voto feminino de Flávio

Ex-primeira-dama expõe, em vídeo, embate com pré-candidato do PL, o que pode afetar desempenho de Bolsonaro no primeiro turno

PF realiza nova fase de operação sobre fraude das Americanas

Ordem de bloqueio de cerca de R$ 54 bilhões foi autorizada pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro

Vereador do PT é preso suspeito de lavar dinheiro para o PCC

Senival Moura (PT) e o presidente da Transunião, Lourival de França Monário, foram presos durante operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo