Secretário municipal é alvo de investigação e gera atrito entre João Campos e Raquel Lyra em Pernambuco
Prefeito do Recife e governadora do estado devem se enfrentar nas eleições, em outubro do ano passado

José Matheus Santos
O secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Monteiro foi alvo de uma investigação da Polícia Civil após uma denúncia anônima sobre um suposto pagamento de propina. O caso ganhou repercussão e fonte de atrito entre o prefeito da capital, João Campos (PSB) e a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD), a quem a Polícia Civil é subordinada. Os dois devem se enfrentar nas eleições de 2026.
Campos criticou o que chamou de "uso político" da instituição. Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito afirmou que a ação não ficará impune. “O que está em jogo não é a polícia investigar, mas fazer isso da forma certa. Eu não tolero corrupção, mas também não tolero perseguição”, declarou. “Nada disso ficará impune, porque não vale tudo para disputar uma eleição”, completou.
Em resposta, a governadora defendeu a atuação da Polícia Civil e afirmou que "ninguém está acima da lei". O episódio abre uma nova frente de confronto entre os dois políticos, que devem se enfrentar nas urnas durante eleições deste ano. Em nota, Gustavo Monteiro negou qualquer participação em esquemas de corrupção.
O caso foi divulga pela TV Record. Monteiro teria sido monitorado por policiais entre agosto e outubro de 2025.
De acordo com a reportagem, agentes seguiam e compartilhavam informações sobre a rotina do secretário em um grupo de mensagens com a participação de delegados. No grupo, uma foto de Monteiro foi enviada com a descrição “alvo da missão”.
O irmão de Gustavo e assessor na prefeitura, Eduardo Monteiro, também teria sido seguido. Em setembro do ano passado, um rastreador teria sido instalado no carro dele.
“Bom dia. Rotina do veículo se repetiu pela manhã. Veículo chega à prefeitura às 8 horas. Entra na garagem do subsolo e sai rapidamente, apenas com o motorista”, diz uma das mensagens obtidas pela emissora de tv.









