Publicidade
Política

Rio Grande do Sul: Lula anuncia nesta segunda (6) mecanismo para enviar recursos ao estado

Governo estuda melhor maneira para enviar recursos extraordinários — fora do arcabouço fiscal — ao RS

Imagem da noticia Rio Grande do Sul: Lula anuncia nesta segunda (6) mecanismo para enviar recursos ao estado
,
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (6), com ministros no Palácio do Planalto. A reunião foi realizada para debater ações de recuperação no Rio Grande do Sul. O tema principal foi definir o método adequado a ser utilizado pelo governo federal para enviar recursos ao estado fora das regras impostas pelo arcabouço fiscal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já encaminhou para Casa Civil o mecanismo que será usado, e a Presidência da República deve anunciar hoje ainda qual vai ser a forma adotada para flexibilizar o envio de recursos.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, as medidas serão anunciadas ainda nesta segunda-feira (6).

"Estamos tratando de novas medidas que serão anunciadas ainda no dia de hoje, buscando alcançar, acolher, principalmente com foco no acolhimento, no resgate das pessoas. Daqui a alguns dias, com o baixar das águas, com fé em Deus e expectativa de que elas baixem o mais rápido possível, vamos entrar na segunda etapa, de reconstrução", disse.

Nesse domingo (5), Lula aterrissou em Porto Alegre com uma comitiva de 18 autoridades. Entre elas, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

Em entrevista coletiva concedida com o governador Eduardo Leite (PSDB), os chefes de poderes anunciaram a união de forças para reconstruir o Rio Grande do Sul. Também disseram que vão abrir mão de qualquer burocracia para dar celeridade à chegada de recursos e ajuda ao estado.

O presidente da República participaria na manhã desta segunda-feira (6) de um anúncio de R$ 1,3 bilhão pela Itaipu Binacional em Belém (PA), para a COP 30.

Lula, no entanto, não marcou presença no evento por conta da urgência do debate em torno da situação de calamidade que vive o Rio Grande do Sul. O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participou do anúncio com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que representou o Executivo no evento.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também estava presente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade