Renan Calheiros convida Mauro Vieira para ir a comissão do Senado debater crise com Israel
Chanceler deve comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na primeira semana de março
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), convidou o chanceler Mauro Vieira para ir ao colegiado debater a crise diplomática entre Brasil e Israel iniciada após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar os ataques israelenses em Gaza com a ação de Adolf Hitler no Holocausto.
+ Em meio à crise diplomática, Mauro Vieira encontra embaixador israelense
A realização do convite foi confirmado pelo próprio senador no X. Segundo Calheiros, a ideia é que, na comissão, o chanceler responda indagações e dúvidas também.
+ O que significa a volta de um embaixador? Entenda pedido do governo e a crise com Israel
Calheiros disse ainda que Mauro Vieira se prontificou a ir na primeira semana de março, "em virtude das agendas do G20 e outros compromissos internacionais".
O chanceler se reuniu na segunda-feira (19) com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. O encontro se deu por uma convocação brasileira, em meio à crise diplomática.
+ Governo de Israel declara Lula "persona non grata" após comparação com Holocausto
Além do encontro com Zonshine, o governo determinou que o embaixador brasileiro em Israel retorne ao Brasil. Frederico Meyer deve chegar nesta quarta-feira (21). A volta vem por ser chamada de “serviços para consultas”, sem data de retorno a Israel.
A decisão veio depois de ele ter sido convocado em Israel para tratar das declarações recentes de Lula. O presidente brasileiro fez a comparação das mortes em Gaza com o Holocausto no domingo (18). Em decorrência da fala, o governo israelense declarou o petista como "persona non grata" em Israel.