Presidente da Telebras deve assumir Ministério das Comunicações
Frederico Siqueira Filho foi indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após série de reuniões com Lula
Murilo Fagundes
Paulo Sabbadin
Depois da recusa do deputado Pedro Lucas (União-MA), o presidente Lula já tem um favorito para assumir o Ministério das Comunicações: Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras.
Frederico foi a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), após uma série de reuniões entre os líderes do Congresso e o governo.
A pasta está sem chefe desde a saída de Juscelino Filho, exonerado após divulgação de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre desvio de emendas parlamentares no Maranhão, quando ele era deputado federal.
A nomeação deve ser feita nos próximos dias, na viagem que Lula fará com Alcolumbre para acompanhar o funeral do papa Francisco, no Vaticano.
Recusa de Pedro Lucas
O líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (MA), recusou o convite para assumir o Ministério das Comunicações, informou o partido, por meio de nota, nesta terça-feira (22).
"Após uma avaliação cuidadosa, e em consonância com a bancada federal, o deputado Pedro Lucas optou por permanecer à frente da liderança do União Brasil na Câmara, posição estratégica para o partido diante da complexidade da agenda legislativa que se apresenta", diz o texto assinado pelo presidente Antonio Rueda.
O partido agradeceu o convite, afirmou que a decisão foi tomada com maturidade e responsabilidade e garantiu que não há nenhum "desacordo" ou "constrangimento" entre o União e o governo federal.