Poder Expresso: Entenda a repercussão da ofensa de Janja a Musk
O programa também aborda a abertura da cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro, e a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
O Poder Expresso desta segunda-feira (18) repercute a ofensa da primeira-dama Janja da Silva ao empresário Elon Musk, durante um painel do G20 Social no Rio de Janeiro. Ao ser interrompida por uma buzina, Janja brincou que poderia ser Musk e disse: "fuck you, Elon Musk". A fala ganhou força nas redes sociais e em círculos diplomáticos.
Musk em resposta também criticou as ações do governo brasileiro e a "censura" que teria sido imposta a sua rede social. Horas depois, o presidente Lula se manifestou. Ressaltou que a política do governo não deveria envolver ofensas pessoais e que o foco deve ser em questões mais graves.
+Janja xinga Elon Musk em painel do G20 Social: "F... you"
Também está na pauta do programa, a abertura da cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro. O evento reuniu líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana, que participam pela primeira vez. No evento, o Brasil anunciou a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, com a adesão de 82 países, incluindo a Argentina, que, após hesitar, assinou o acordo.
A Aliança tem como missão erradicar a fome e a pobreza até 2030, reduzir desigualdades e promover parcerias globais para o desenvolvimento sustentável. O Brasil se comprometeu a financiar metade dos custos do Mecanismo de Apoio até 2030, com apoio de países como Alemanha, Noruega e Espanha. A iniciativa será supervisionada por uma governança independente e terá seu funcionamento completo até 2025.
Assista: